BLOG

Saiba como participar da I Conferência Livre Popular do MCCSP

O MCCSP (Movimentos Culturais da Cidade de São Paulo) é composto por dezenas de movimentos, fóruns, entidades e coletivos da capital paulista. Após um 2020 difícil e marcado pelo desmonte do fomento à cultura, os coletivos se reuniram para pensar como reconstruir as articulações artísticas depois de tanta destruição. 

Desde 2016 o MCCSP luta em prol do setor cultural e pela efetivação de políticas culturais mais acessíveis e democráticas e para construir novos caminhos para a produção artística da cidade. Para isso, o coletivo está convocando todos os trabalhadores e trabalhadoras da cultura da cidade para participar da I Conferência Livre Popular dos Movimentos Culturais da Cidade de São Paulo. 

Essa conferência tem como objetivo geral mobilizar, difundir, articular e discutir o Sistema Municipal de Cultura da cidade de São Paulo, bem como desenvolver seu Conselho, Plano e Fundo Municipal de Cultura. A lei do Fundo Municipal de Cultura de São Paulo foi aprovada em 2015 mas, nunca foi regulamentada. Já a lei do Conselho Municipal de Política Cultural de São Paulo ainda não foi aprovada. 

O encontro também busca trazer essas discussões de volta à pauta da luta principal da cultura na cidade, assim reivindicando o direito à cultura, garantido como direito básico social na Constituição Federal de 1988, para construirmos juntos e juntas, de baixo para cima, as políticas culturais efetivas que queremos para os anos desafiadores que virão. 

Para uma melhor organização, a conferência será realizada em duas etapas. Na primeira, os diversos movimentos culturais da cidade deverão se organizar para a realização de pré-conferências territoriais, setoriais e temáticas entre os dias 10 a 30 de abril. Na segunda etapa, o Coletivo dos Movimentos Culturais da Cidade de São Paulo realizará de forma virtual, durante três dias consecutivos (21, 22 e 23 de maio) a primeira edição da Conferência Livre Popular dos Movimentos Culturais da Cidade de São Paulo. 

As pré-conferências são um importante espaço de mobilização, articulação, construção de pautas, aferição de diagnósticos e prioridades de coletividades e bases de cultura. Elas devem pautar as reflexões para os debates que serão realizados em maio. Sugerimos que os movimentos, coletivos, fóruns e entidades interessados em realizar pré-conferências se inscrevam através desse link

Qualquer profissional que atue na área de Artes Visuais na cidade de São Paulo (artistas, produtores, técnicos e todos os trabalhadores e trabalhadoras que conformam o fazer da categoria) pode participar. A presença de todos é fundamental para lutarmos, pautarmos melhorias e elencar reivindicações do setor ao poder público local. 

Saiba mais sobre a I Conferência Livre Popular dos Movimentos Culturais da Cidade de São Paulo aqui

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Matheusa Moreira inaugura residência para produção e pensamento da ...

Elisa Riemer traz pela primeira vez a São Paulo sua mostra solo Ana...

Festival em Petrolina celebra a arte produzida pela comunidade LGBT...

Memorial da Resistência promove programação especial de encerrament...

Casa 1 prepara pintura icônica para Jogos Olímpicos de Paris celebr...

Museu da Diversidade Sexual será reaberto em São Paulo

POC CON chega na 4ª edição com mais de 170 artistas, Cosplay Lip Sy...

10 formas de saber mais sobre Libras e a comunidade surda

16 indígenas LGBTQIAPN+ para seguir no instagram e ter muito orgulho

Em 2024, Masp terá programação focada na diversidade LGBTQIA+

Casa 1 realiza primeira chamada aberta do ano para educadores e ofi...

Inscrições para o projeto Plataforma Conexões 2024, do Museu da Lín...