BLOG

 Musical sobre Caio Fernando Abreu, com nova temporada em 2025, promove reflexões sobre as memórias e conflitos do escritor

No mês dedicado à conscientização sobre HIV, Aids e ISTs, o musical Para Não Gritar, que tem retorno marcado aos palcos previsto para o primeiro semestre de 2025, resgata a vida e a obra de Caio Fernando Abreu, escritor que enfrentou os desafios da epidemia de HIV nos anos 1980 e 1990. Figura icônica da literatura brasileira, Caio abordou temas como amor, morte e saúde em sua trajetória, trazendo reflexões que permanecem atuais. Detalhes sobre as apresentações e a venda de ingressos serão divulgados em breve.

Criado por Victor BarretoFábio Brandi Torres e Erika Altimeyer, o espetáculo se baseia na vida e obra do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu, figura icônica da literatura brasileira, conhecido por sua sensibilidade.

“Escritor da paixão”, Caio escreveu como ninguém sobre o amor, o medo e a solidão, especialmente a solidão do homem gay nos grandes centros urbanos. Em muitos de seus contos, Caio aborda relações homossexuais de maneira despudoradamente poética, o que faz dele grande sucesso até hoje, especialmente entre os jovens da comunidade LGBTQIAPN+. 

Foi, ainda, o primeiro escritor brasileiro que escreveu sobre o HIV, temática já presente em sua obra muito antes de seu próprio diagnóstico, em 1994. De posse do resultado positivo, Caio teve a coragem de publicar quatro crônicas no jornal “O Estado de São Paulo”, intituladas “Cartas para além dos muros”, nas quais revelava seu diagnóstico, assumindo importante papel no combate ao estigma e ao preconceito que assolavam – e ainda assolam – as pessoas que vivem com HIV no Brasil.

O espetáculo  Para Não Gritar foi indicado a prêmios como o Destaque Imprensa Digital e o Prêmio Cenym Realizado pela Cia. À Flor da Pele, foi contemplado pelo PROAC LGBT. Para Erika Altimeyer, diretora do espetáculo, é de extrema importância manter viva a memória desses grandes artistas do nosso país. “Decidimos falar do Caio através da linguagem do teatro musical porque se trata de um gênero muito potente e que está em alta no país, especialmente entre o público jovem. Queremos que os jovens conheçam Caio F., que consumam nossa cultura e se orgulhem dos nossos artistas”. Com o espetáculo, a Cia pretende homenagear a poesia e a força de um escritor que segue inspirando gerações com sua visão única do mundo e das relações humanas.

As letras e canções são originais por Alfredo del Penho, direção musical e arranjos de Guilherme Gila, assistência musical de Samir Alves, direção de movimento de Gabriel Malo, figurinos de Marcio Vinícius, cenografia de Diego Rodda, design de som da LABSOM e iluminação de Aline Santini.

Foto de capa: divulgação/Felipe Quintini

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Potyguara Juão Nyn, estreia no Sesc Avenida Paulista com TYBYRA

Mostra Internacional de Teatro de São Paulo apresenta sua décima ed...

Sesc Belenzinho estreia Culpa, de Oliver Olívia: em cena sexualidad...

Núclea de PesquiZa Tranzborde reflete sobre o amor a partir das exi...

Peça ‘Zona Lésbica’ tem exibição gratuita no CCBB RJ

Midria estreia o espetáculo “Desamada: Uma Dramaturgia Poétic...

Com elenco majoritariamente trans, grupo MEXA apresenta A Última Ce...

Damas produções faz nova temporada de Senhora X, Senhorita Y em São...

Espetáculo de dança e performance ROXA explora identidade de gênero...

TRUPE EM TRÂNSITO estréia na zona leste o espetáculo de rua gratuit...

Com texto e direção de Rodrigo França, espetáculo Angu combate este...

Especulação imobiliária e marchinhas de carnaval temperam a comédia...