Com o objetivo de aumentar as perspectivas femininas em temas como repressão e resistência política, Centro de Referência do museu recebe doações de títulos para o acervo público
O Memorial da Resistência de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, lança neste dia 11 de novembro a campanha Mais Vozes Femininas, que incentiva a doação de livros escritos e/ou organizados por mulheres. A iniciativa tem como objetivo aumentar as perspectivas de gênero nos temas tratados pelo museu: Direitos Humanos, repressão estatal, resistência política, memória e patrimônio.
A campanha Mais Vozes Femininas faz parte da programação pensada pelo Acervo Bajubá, uma iniciativa comunitária de salvaguarda e pesquisa da memória e cultura LGBT brasileira. O projeto foi convidado pelo Memorial da Resistência para elaboração de ações a partir de uma imersão no Centro de Referência do museu, e constatou que dos mais de 800 livros disponíveis para consulta, apenas 104 são escritos por mulheres e 20 discutem gênero.
A ampliação da diversidade de vozes disponíveis para consulta no acervo bibliográfico do museu tem o potencial de contribuir com diferentes perspectivas de como a repressão atravessa cada indivíduo. Como um acervo público, o Memorial da Resistência reconhece a importância de democratizar e disseminar as produções que mostrem as visões e experiências enfrentadas por mulheres cisgêneros, trans e travestis na sociedade brasileira em diferentes áreas do conhecimento.
As doações podem ser realizadas por editoras, acervos e pessoas físicas para o endereço Largo General Osório, 66, Santa Ifigênia – São Paulo (SP) – 01213-010.
Centro de Referência
O Centro de Referência do Memorial da Resistência de São Paulo é um espaço dedicado à documentação, preservação e comunicação das memórias de repressão e resistência políticas no Brasil, e articula em rede fontes documentais, testemunhais, iconográficas e bibliográficas que permitem maior acesso do público ao acervo e conteúdos desenvolvidos pelo museu.
Além dos livros disponíveis para consulta, o público tem acesso ao acervo audiovisual de entrevistas do programa Coleta Regular de Testemunhos, e às coleções de Lugares da Memória, Pessoas, Organizações e Eventos vinculados à repressão e resistência política no país.
Os títulos disponíveis no acervo e as coleções podem ser consultadas gratuitamente através do site do Centro de Referência. Para acessar as entrevistas do programa Coleta Regular de Testemunhos virtual ou presencialmente, ou consultar o acervo bibliográfico, é necessário entrar em contato através do e-mail pesquisa@memorialdaresistenciasp.org.br.
Serviço
Centro de Referência – Memorial da Resistência de São Paulo
Endereço: Largo General Osório, 66, Santa Ifigênia – São Paulo (SP)
Funcionamento: Segunda à sexta-feira | 10 às 18 horas
Contato: pesquisa@memorialdaresistenciasp.org.br
Acompanhe: Site / Instagram / Facebook / Youtube / Twitter
Foto de capa: Primeiro Congresso da Mulher Metalúrgica, 1978 Arquivo Público do Estado de São Paulo