Julho é o mês em que celebramos o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha (25/7) e também o mês em que Marielle Franco nasceu (27/7), que estaria completando 42 anos em 2021.
Por esses motivos o Instituto Marielle Franco irá lançar projetos e conteúdos inéditos e continuar defendendo a memória e multiplicando o legado de Marielle.
O primeiro projeto é o livro “A Radical Imaginação Política das Mulheres Negras Brasileiras”, organizado pelo Instituto em parceria com o movimento Mulheres Negras Decidem, com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo. A obra reúne uma série de textos clássicos e inéditos que registram a centralidade das mulheres negras para a imaginação de um futuro digno para o país. A versão digital pode ser baixada gratuitamente aqui.
O segundo projeto é a Minissérie “Para onde vamos?”, pensada a partir da pesquisa de mesmo nome que foi lançada no ano passado, também em parceria com o Mulheres Negras Decidem, e é uma coprodução da Fluxa Filmes. Vamos ao ar no dia 7 de julho no Canal Brasil e na Globoplay.
E para finalizar no dia 27, data de nascimento de Marielle Franco, o Instituto irá lançar a HQ “Marielle Franco – Raízes”, um sonho antigo que tenho aqui no Instituto, também apoiado pela Fundação Rosa Luxemburgo e Fundação Lauro Campos.