Publicada originalmente em 2013, Ciranda da Solidão foi uma HQ pioneira no Brasil ao trazer histórias com protagonismo queer feitas por um autor assumidamente gay. Cada conto é um pungente retrato sobre como lidamos com relações afetivas ao longo da vida, desde o despertar de nossa sexualidade na adolescência, passando pelos encontros e desencontros amorosos na vida adulta, até o inevitável fim na terceira idade.
Nesta nova edição temos um novo projeto gráfico e duas histórias inéditas, sendo uma delas ilustrada pela talentosíssima Luiza Lemos, um dos grandes nomes da cena de quadrinhos LGBTQIA+ no Brasil.
O amor é a mais bela das manifestações humanas e não deve ser repreendido só porque ele não se enquadra nos termos heteronormativos impostos pela sociedade. O amor deve ser celebrado onde quer que ele floresça. Não importa qual orientação sexual, identidade de gênero, etnia ou religião, todes nós somos seres solitários dançando a eterna ciranda em busca de afeto.
Em 2013, publicar uma obra como esta era uma dança solitária, mas hoje em dia, já é possível existir um evento como a POC CON, onde uma infinidade de artistas queers estão trazendo cada vez mais diversidade e representatividade aos quadrinhos brasileiros e mostrando para muitos detratores que quem “lacra” pode lucrar muito sim.
“Mário César tem desenho elegante e histórias bem urdidas.”
- Laerte
“Ciranda da Solidão tem drama, comédia e romance em uma série de contos que tanto emocionam quanto divertem.”
- Revista OGrito!
“Antes de Ciranda da Solidão, acho que eu nunca tinha lido uma HQ com tanta diversidade, com protagonistas LGBTQIAPN+ tão bem representados de forma honesta, com respeito, tão verossímeis e vivos. “
- Adri A.
SOBRE O AUTOR
Seis vezes vencedor do Troféu HQ Mix, duas vezes finalista do Prêmio Jabuti e finalista do Prêmio Mix Literário, Mário César é autor e editor de histórias em quadrinhos, além de atuar como ilustrador e designer gráfico freelancer. Além disso, é co-criador e um dos organizadores da POC CON Feira LGBTQIA+ de Quadrinhos e Artes Gráficas.
Bendita Cura, seu trabalho mais conhecido, mostra como é ter a vida marcada pela homofobia e por terapias de reversão sexual conhecidas como “cura gay”. O obra ganhou uma edição definitiva, lançada pela Editora Conrad, e já foi traduzida para o inglês
e o francês.
FICHA TÉCNICA
CIRANDA DA SOLIDÃO – Edição Deluxe
Editora: EntreQuadros (Publicação Independente)
Formato: 128 páginas, colorido, formato 16x23cm, capa cartonada com orelhas
Preço de capa: R$ 60,00
ISBN: 978-85-924882-3-9
À venda pela Amazon e pelo site do autor: www.masquemario.net/loja