BLOG

‘Foi lindo’: presidente da associação de Surdos de SP sobre discurso de Tadeu Schmidt

O discurso de eliminação de Tadeu Schmidt, 47, na madrugada desta quarta (2) deixou o público e os participantes do BBB 22 (Globo) um tanto quanto surpresos. Isso porque, pela primeira vez na história do programa, o apresentador fez parte do discurso em libras.

Segundos antes de anunciar o eliminado do paredão, Schmidt se direcionou à Jessilane e disse que ela e Natália ficariam no programa, explica Jorge Suede, 26, Presidente da Associação dos Surdos de São Paulo (ASSP) e ativista em prol da língua de sinais. “Eu estava no meio de uma conversa séria com um amigo meu e do nada vejo o Tadeu falando em libras, surtei! Foi muito lindo”, afirma.

“Depois de conversar com meus amigos surdos, chegamos na conclusão de que ele quis dizer: ‘Professora, as mulheres ficam, as mulheres ficam, você fica’. Ficou um pouco confuso, porém como é o Tadeu, eu perdoo”, comenta.
Mesmo que a mensagem tenha sido breve, Suede acredita que o momento foi muito importante para trazer visibilidade a língua de sinais. “No Brasil ela é apenas reconhecida como meio de comunicação e não como uma língua oficial”, diz.

Jorge Suede também comenta que a participação de Jessilane, professora de biologia e ativista pela inclusão da comunidade, é reconhecida por todos. “Ela luta para que os alunos surdos dela consigam compreender e se sentirem incluídos”, exalta.

Com o nervosismo tomando conta, Jessilane disse que na hora pensou que seria eliminada. A professora de biologia foi a menos votada com 25,45%. Natália ganhou 26,1% dos votos e Rodrigo saiu com 48,45%.

“Eu estava com tanto medo de estar fazendo tudo errado. Foi uma mensagem pra mim”, disse Jessilane para os colegas de confinamento, ainda êxtase com a atitude de Tadeu Schmidt.

A internet também exaltou o apresentador. “Tadeu perfeito, chorei com a parte que ele falou em Libras com a Jessi, me desmontei, o melhor acerto dessa edição foi o apresentador, humano, direto e carismático”, opinou um telespectador no Twitter.

“Achamos incrível o Tadeu fazer o finalzinho do discurso em libras. Está arrasando muito”, escreveu a administradora do perfil da Linn da Quebrada na rede social.

SÃO PAULO, SP

Foto de capa: Reprodução

A Folhapress é a agência de notícias do Grupo Folha e comercializa e distribui diariamente fotos, textos, colunas, ilustrações e infográficos a partir do conteúdo editorial do jornal Folha de S.Paulo, do jornal Agora e de parceiros em todos os Estados do país. O serviço da Folha Press foi contratado pela Casa 1 em março de 2021 para estimular o acesso à informação de qualidade, com responsabilidade ética e jornalística e é publicado junto de conteúdos produzidos pela equipe de comunicação e outra agências de notícia independentes, igualmente qualificadas.

Notícias Relacionadas

POC CON chega na 4ª edição com mais de 170 artistas, Cosplay Lip Sy...

10 formas de saber mais sobre Libras e a comunidade surda

16 indígenas LGBTQIAPN+ para seguir no instagram e ter muito orgulho

Ministério dá posse a membros do conselho LGBTQIA+

Memorial da Resistência lança campanha de doação de livros escritos...

Nova exposição temporária do Museu da Língua Portuguesa é um mergul...

Museu da Diversidade Sexual comemora Dia das Crianças com oficina s...

9,3% dos brasileiros acima de 16 anos são LGBTI+, diz pesquisa

ONGs no Nordeste acolhem população LGBTQIA+ em situação de rua

“Miss Macunaíma” reúne cartas imaginárias de Mario de A...

Céu Cavalcanti é primeira travesti eleita presidente do Conselho Re...

Contarato propõe lei que garante registro de dupla maternidade ou p...