BLOG

Festival em Petrolina celebra a arte produzida pela comunidade LGBTQIAPN+

Traviarcado quer levar para a região mostra itinerante que contemple os diversos gêneros artísticos feitos por pessoas Transexuais e Travestis no sertão pernambucano

Imagine estar em um festival que celebra e promove discussões importantes sobre a arte produzida por artistas LGBTQIAPN+. Um momento que além de destacar esses corpos artísticos, também busca ampliar o conhecimento cultural do que é produzido pela comunidade. Essa é a proposta do primeiro Festival Traviarcado, que ocorrerá entre os dias 30 de julho e 03 de agosto em Petrolina, cidade localizada no sertão pernambucano.

Diversos gêneros artísticos terão espaço na mostra itinerante: artes visuais, música, teatro, dança, performance, circo e cinema serão acessíveis gratuitamente aos moradores da região. O festival é uma iniciativa que busca valorizar e reconhecer artistas Transsexuais e Travestis em nível municipal e regional, potencializando suas produções com visibilidade e estimulando a criação e a difusão de novos talentos.

Para Núbia Kalumbi, produtora e idealizadora do projeto, o festival se destaca ao introduzir novidades no cenário cultural do Vale do São Francisco e das produções artísticas locais. “Estamos propondo um novo paradigma para os palcos da cidade e proporcionando renda aos artistas frequentemente excluídos dos grandes eventos e festivais da região”, afirmou.

Além de valorizar esses artistas, o projeto contempla a equipe curadora, composta por 70% de artistas transexuais e travestis, e 100% da comunidade LGBTQIAPN+. Destes profissionais, 85% se identificam como pretos, pardos ou indígenas. Jackson Vicente, coordenador de mídias e elaborador do projeto, descreve o festival como uma oportunidade de inovação e transformação no cenário artístico de Petrolina. “Estamos criando um espaço de liberdade poética e econômica no interior de Pernambuco”, acrescentou.

O evento vai acontecer de forma itinerante em diversas localidades de Petrolina: IF Sertão, Casa Cores, Sesc Petrolina, Céu das Águas e Associação das Mulheres Rendeiras. Após percorrer esses espaços, o encerramento será na orla da cidade com festa aberta ao público que incluirá shows musicais, performances e um desfile de moda. Para acompanhar o projeto, basta acessar as redes sociais @festivaltraviarcado.

Este projeto é realizado pela Canoeiras Produções e foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo nº 001/2023, Edital de Ações Criativas para o Audiovisual.

Foto de capa: divulgação

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Mais de 220 pessoas LGBTQIA+ foram eleitas em 2024

Elisa Riemer traz pela primeira vez a São Paulo sua mostra solo Ana...

Nathalia Bellar lança faixa “Deixa eu Colar” evidencian...

Damas produções faz nova temporada de Senhora X, Senhorita Y em São...

Foto da plenária da Câmara de Recife, tirada de cima com o púlpito no fim da sala.

Entenda o papel dos vereadores na defesa dos direitos LGBTQIA+

Projeto de Lei torna obrigatória criação de casas de acolhimento pa...

Marco Antonio Fera lança clipe sobre as possibilidades de relações ...

Conhecendo mais sobre o movimento e os direitos LGBTI+em 3 livros

Espetáculo de dança e performance ROXA explora identidade de gênero...

TRUPE EM TRÂNSITO estréia na zona leste o espetáculo de rua gratuit...

Memorial da Resistência promove programação especial de encerrament...

Projeto “Lentes Coloridas” pesquisa perfil de profissionais LGBTQIA...