BLOG

Erica Malunguinho anuncia que não irá concorrer a deputada federal em 2022

Idealizadora do centro cultural e quilombo urbano Aparelha Luzia, intelectual, artista e deputada estadual pelo PSOL, Erica Malunguinho anunciou, em entrevista ao veículo Alma Preta, que não é mais candidata a deputada federal e reafirmou a manutenção da disputa política cotidiana.

“As pessoas não conseguem entender, porque elas sempre olham para a política como um lugar muito distante. Para mim, a política está no cotidiano”, disse a ativista.

Eleita deputada estadual em 2018, com mais de 54 mil votos, ela realizou na Aparelha Luzia, em março deste ano, a atividade de lançamento da pré-candidatura. Mesmo com as limitações impostas pela pandemia da Covid-19, a deputada tem uma avaliação positiva da sua atuação na ALESP.

“É importante demarcar isso para falar sobre conquistas em um cenário mais inóspito para além da política institucional. Então, fomos para refazer Palmares mesmo, atravessar a mata fechada, sair da casa grande, buscar o lugar mais difícil para os inimigos chegarem e construir uma nação”. 

O gabinete Mandata Quilombo, formado em sua totalidade por pessoas negras, principalmente mulheres trans e cis, aprovou e barrou projetos importante para grupos sociais marginalizados, especialmente pessoas LGBTQIA+ e pessoas em vulnerabilidade.

Leia a entrevista completa no site Alma Preta.

Foto de capa: Vinícius Martins / Alma Preta Jornalismo

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Conhecendo o escritor James Baldwin em seu centenário

Matheusa Moreira transforma cotidiano em pinturas abstratas e inaug...

Mais de 220 pessoas LGBTQIA+ foram eleitas em 2024

Foto da plenária da Câmara de Recife, tirada de cima com o púlpito no fim da sala.

Entenda o papel dos vereadores na defesa dos direitos LGBTQIA+

Projeto de Lei torna obrigatória criação de casas de acolhimento pa...

Políticos pagaram mais de cem anúncios contra crianças trans em um ano

Casa 1 e Coletivo AMEM realizam Feira de Empregabilidade LGBTQIAPN+...

Conheça 10 pré-candidaturas LGBTQIA+ a prefeituras nas eleições de ...

Direitos LGBTQIAPN+ sob ataque no Congresso Nacional 

Instituições fazem mapeamento de candidaturas LGBTQIAPN+ para as el...

Com o tema “Aquilombar é Cura”, a Parada Preta 2024 aco...

Senado aprova texto que cria recurso de proteção para LGBTQIA+ enca...