Casa 1 participa do IV Encontro da Rede Regional de Proteção a Pessoas LGBTQIA+ Refugiadas Migrantes e Solicitantes de Asilo nas Américas
Desde 2018, a Casa 1 compõe a Rede Regional de Proteção para Pessoas LGBTQIA+ Refugiadas, Migrantes e Solicitantes de Asilo nas Américas, um coletivo composto por mais de 30 organizações, de 13 países, que se reúne a cada dois anos para fortalecer o trabalho conjunto e avançar com o tema da migração e refúgio em nossa região. O encontro deste ano aconteceu em Cartagena das índias, cidade do caribe colombiano, entre os dias 23 e 25 de outubro de 2024.
Para a conversa desta edição, o tema central foi o diálogo sobre a situação atual de pessoas LGBTQIA+ em mobilidade humana na região, as necessidades de proteção internacional, a incidência no processo da Cartagena +40, declaração da ONU que prevê a elaboração de um Plano de Ação comum entre os países participantes.
Em conjunto com outras organizações brasileiras, a Casa 1 pôde colocar em pauta o trabalho realizado nos últimos dois anos, como o acesso à moradia de migrantes e refugiados em nosso Centro de Acolhida e a participação desse público na programação do nosso Centro Cultural.
Agora, com o fortalecimento de construções em rede, queremos avançar ainda mais nessa pauta. Há muito a fazer!
Com a força desse encontro e das trocas com tantas organizações parceiras, a Casa 1 também aproveita para reafirmar o compromisso de continuar lutando pelos direitos das pessoas LGBTQIA+ em mobilidade na América Latina.
Queremos que migrantes e refugiados LGBTQIAPN+ encontrem em São Paulo não apenas acolhimento, mas também dignidade e segurança.
Agradecemos à @redproteccionlgbt pelas ricas discussões em Cartagena. Por aqui, seguimos firmes na luta!