BLOG

Conheça as HQs de Kael Vitorelo na Biblioteca da Casa 1

Por Tamara Cleveland, voluntária da Biblioteca Caio Fernando Abreu

Entre os dias 2 e 8 de fevereiro, ocorreu a 8ª edição da Semana da Visibilidade Trans e Travesti da Casa 1, no Galpão Casa 1, localizado no centro de São Paulo. O evento, com uma programação gratuita e diversa, teve como objetivo evidenciar os talentos, práticas, histórias e lutas de corpos historicamente marginalizados. A curadoria da programação foi assinada por Jonas Maria, pessoa transmasculina, formado em Letras (UFSJ) e especialista em Mídia, Informação e Cultura (USP). Além de escritor e criador de conteúdo, Jonas atua como voluntário na Biblioteca Comunitária da Casa 1 desde 2023 e já participou de outras edições da Semana da Visibilidade Trans como mediador em rodas de conversa.

Na função de mediador, Jonas Maria participou do evento “Café Literário: O corpo trans no quadrinho nacional”, realizado no dia 4 de fevereiro. O encontro reuniu dois quadrinistas trans para discutir como a arte e a autorrepresentação podem impactar um grupo social estigmatizado: Ary, animador trans e autista do interior do Rio Grande do Sul, conhecido por ser o diretor do premiado curta experimental Travessia (2022), e Kael Vitorelo, artista e designer de São Paulo, mestre em Semiótica e quadrinista premiade. Kael é autore das conhecidas HQs Filosofia do Mamilo (2024) e Kit Gay (2021).

A conversa explorou o atual cenário dos quadrinhos nacionais em relação às representações trans e como as histórias autorais desses artistas abordam questões de gênero e identidade. Com sucesso, o evento destacou como novos quadrinistas nacionais, muitos deles LGBTQIA+, têm conquistado espaço no mercado com histórias inovadoras e representativas, trazendo narrativas potentes.

Foto em preto e branco de pessoas posando para foto

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Participantes do evento Café Literário

As obras de Kael Vitorelo foram lançadas pela editora Veneta e integram o acervo da Biblioteca Caio Fernando Abreu. Elas podem ser lidas no local ou retiradas para empréstimo. Essas HQs representam importantes contribuições ao cenário literário nacional e são leituras essenciais para quem deseja compreender mais sobre as lutas e conquistas da comunidade trans no Brasil.

Uma HQ autobiográfica e profundamente sensível, “Filosofia do Mamilo” lançada em 2024 retrata a jornada de Kael na luta judicial pela liberação de uma cirurgia de mastectomia (retirada das mamas). Por meio de uma narrativa intimista e impactante, a obra expõe as violências institucionais enfrentadas por pessoas trans ao buscar direitos básicos de saúde. Ao mesmo tempo, reflete sobre questões como autonomia corporal, resistência e o direito de existir plenamente. Com ilustrações marcantes e diálogos honestos, o trabalho convida o leitor a compreender as barreiras enfrentadas por corpos trans em um sistema muitas vezes excludente.

Finalista do HQ Mix e do CCXP Awards, “Kit Gay” de 2021 é uma obra inovadora que mistura memória pessoal e ficção para abordar as consequências de narrativas preconceituosas na sociedade brasileira. Usando humor inteligente e uma crítica afiada, Kael desconstrói os estereótipos que sustentam discursos de ódio, ao mesmo tempo que celebra a força e a resiliência da comunidade LGBTQIA+. A HQ é um lembrete poderoso de como a arte pode servir como ferramenta de resistência, transformando experiências vividas em histórias que inspiram empatia e reflexão.

Esses e outros títulos representativos LGBTQIAPN+, estão disponíveis para empréstimo na Biblioteca. Conheça o espaço e faça a sua carteirinha de segunda a sábado, das 10h às 19h, na Rua Condessa de São Joaquim, 277, no bairro Bela Vista.

Boa leitura!

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Para ler e assistir, conhecendoa história de Marcelo RubensPaiva

Potyguara Juão Nyn, estreia no Sesc Avenida Paulista com TYBYRA

Santo de Casa, novo livro de Stefano Volp, propõe a desconstrução d...

Direitos LGBT+ enfrentam reação negativa do setor de tecnologia, ma...

Peça ‘Zona Lésbica’ tem exibição gratuita no CCBB RJ

“Baby” ganha cartaz inédito e está em exibição nas sal...

Coletivo Acuenda reúne drag queens da cena paulista em espetáculo d...

Festival Transforma Música celebra a música queer brasileira com ev...

Siamese lança álbum narrando sua trajetória artística

Romance sáfico nacional traz trama enredada por debate geracional

Literatura Juvenil LGBTQIA+ por 3 autoras nacionais

Mais de 220 pessoas LGBTQIA+ foram eleitas em 2024