Realizada pela primeira vez em 2018, a Semana de Visibilidade Trans da Casa 1 marca o início da programação do Centro Cultural e busca evidenciar os talentos, práticas, histórias e lutas de corpos historicamente marginalizados. Com o tema “Nas Tramas do Corpo”, a oitava edição da Semana da Visibilidade Trans e Travesti da Casa 1 acontece entre os dias 2 e 8 de fevereiro com atividades gratuitas no Galpão, localizado no centro de São Paulo.
“A oitava edição da Semana da Visibilidade Trans da Casa 1 propõe ser um evento educativo, poético e reflexivo, com uma programação multifacetada que reflete o conceito de um corpo entrelaçado não só pelo anatômico mas também pelo social”, diz Jonas Maria, curador da programação.
Formado em Letras (UFSJ) e especialista em Mídia, Informação e Cultura (USP), Jonas é escritor, colunista, apresentador e criador de conteúdo. Ele coordena o Texto Junkies, clube de leitura com foco na leitura e discussão de obras trans, finalista do Prêmio Jabuti na categoria de Fomento à Leitura.
“Propus que a ideia do corpo fosse central esse ano, visto que o corpo não se reduz a biologia, mas é sobretudo moldado e atravessado por questões políticas, sociais e culturais. O corpo está sempre em disputa. Falar sobre o corpo é falar sobre identidade, autonomia, pertencimento e cidadania”.
Confira a programação da semana:
02/02 – Show de abertura com Catto
03/02 – Mesa Corpos fora da curva: transexualidade e interseccionalidade
04/02 – Oficina de Cozinha e Café literário: O corpo trans no quadrinho nacional
06/02 – Mesa Corpo maromba: conversas sobre disforias e padrões de beleza
08/02 – Feira de Pequenes Produtores com JAM da House of Zion
Desde 2023 Jonas é voluntário na Biblioteca Comunitária da Casa 1 e já participou de outras edições da Semana da Visibilidade Trans como mediador em rodas de conversa.
“A Casa 1 tem feito um trabalho incessante nos últimos anos em prol da comunidade LGBT+ e é uma referência tanto para quem é da comunidade, quanto para quem é aliado. Esse evento é importante porque cria um espaço seguro para que a gente possa se expressar, dialogar e se conectar com os outros. Além disso, é um momento em que podemos informar, educar e lembrar as pessoas sobre as realidades e demandas trans. A Casa 1 é uma ONG reconhecida, respeitada e séria. Além do protagonismo, visibilidade e celebração que se propõem a oferecer, seu compromisso com a comunidade trans é exemplar e inspirador.”
A programação, que também contará com rodas de conversa e oficinas, abre com um show especial de Catto. Com 15 anos de carreira, a instrumentista, compositora e cantora, apresentará um show gratuito na Casa 1.
A semana de programações especiais se encerra no dia 8 de fevereiro, com uma Feira de Pequenes Produtores. As atividades são gratuitas e buscam promover um espaço de convivência seguro para pessoas trans e travestis.
Identidade Visual: Flávio Maravilha