Na próxima segunda-feira (17), marcando o encerramento da exposição “Orgulho e Resistência: LGBTs na Didatura”, o Memorial da Resistência de São Paulo irá realizar em parceria com a Casa 1 a “Coleta Pública de Testemunhos Orgulho e Resistências: a existência como resistência”.
O evento virtual contará com a presença de Symmy Larrat, presidenta da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT) e de Leo Moreira Sá, ator, artivista, dramaturgo, roteirista, jornalista.
A transmissão será feita ao vivo a partir das 17h pelo Facebook do Memorial, onde o público poderá participar enviando perguntas e comentários.
Sobre a Coleta de Testemunhos
O programa Coleta Regular de Testemunhos produz entrevistas gravadas em vídeo com narrativas e memórias de ex-presos e perseguidos políticos, familiares de mortos e desaparecidos e militantes de movimentos sociais no contexto da ditadura civil-militar no estado de São Paulo. Veja o conteúdo disponível no repositório digital.
A partir da metodologia da História Oral, o programa realiza entrevistas individuais, gravadas em estúdio, e entrevistas coletivas abertas à participação do público. Com o objetivo ampliar o conhecimento sobre a história do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops-SP), o acervo de registros audiovisuais do Memorial da Resistência está em constante expansão.
O programa Coleta Regular de Testemunhos visa:
- A ampliação do conhecimento público sobre o Deops-SP e a resistência política;
- A produção e difusão de materiais audiovisuais com vistas à democratização do conhecimento;
- A promoção de debates públicos e reflexões temáticas sobre a memória dos períodos ditatoriais e democráticos;
- O oferecimento de subsídios para as exposições temporárias e para a atualização dos conteúdos da exposição de longa duração.
Para acessar o acervo do programa clique aqui.