O levantamento “LGBTQIA+ no Esporte: Experiências, percepções e hábitos de atividade física e esportiva” realizado pela Nix Diversidade em parceria com a Nike publicada em 2021 revelou que 46,4% da pessoas que praticam esporte já vivenciaram experiências negativas durante as práticas como bullying e assédio.
A pesquisa revela ainda que ainda que 59% acompanham, assistem ou torcem por ao menos uma modalidade esportiva, porém só 22,5% frequentam eventos presencialmente, na maioria das vezes por medo.
Esses e outros dados mostram que o esporte ainda está longe de ser um espaço democrático e diverso e por isso grandes eventos esportivos são importantes para chamar atenção para falarmos sobre.
E para os Jogos Olímpicos de 2024, que acontecem entre 26 de julho e 11 de agosto em Paris, que vai contar com uma “Pride House”, a Casa 1 também preparou uma programação especial para celebrar o lado colorido do esporte.
Abrindo a programação que será divulgada em breve, o artista Luan Zumbi retorna ao Galpão Casa 1 no dia 25 de junho para mais uma homenagem: em 2018 ela pintou uma icônica Pabllo Vittar fazendo embaixadinha para a Copa do Mundo da Rússia. Agora para Paris teremos uma pintura da judoca campeã Rafaela Silva.
A pintura acontece a partir das 10h, na terça-feira (26/6), e durante sua realização também faremos a confecção e instalação das bandeirinhas do Brasil no quintal do Galpão.
Foto de capa: Luan Zumbi, em sua primeira pintura na calçada da República de Acolhida