Desde 2017 a Casa 1 organiza anualmente uma série de eventos e programações para marcar o mês da Visibilidade Trans. Para este ano não foi diferente e convocamos uma comissão curadora composta por pessoas trans que fazem parte da equipe contratada ou que atuam junto com a gente em projetos parceiros.
Estamos acompanhando o aumento de casos de infecção pela Covid-19 e da variante ômicron, bem como a disseminação da nova influenza H3N2 e outras viroses diversas. Por esse motivo, a Curadoria da Semana da Visibilidade Trans da Casa 1 vem por meio deste comunicado tornar pública a decisão do CANCELAMENTO das atividades presenciais da nossa programação.
Planejamos e organizamos um evento que deveria acontecer no Teatro Oficina, com shows de Irmãs de Pau, Marcinha do Corintho, Gretta Star, Pink e Ventura Profana no dia 29 de Janeiro que, pelos motivos citados, decidimos cancelar.
Preparamos ainda mesas temáticas sobre Velhice e Transgeneridade que deveriam se iniciar na mesma semana, mas que agora foram adiadas até a diminuição dos números de infecções de Coronavírus e Influenza, garantindo maior segurança para a realização de encontros presenciais tanto para o público quanto para as pessoas convidadas para as atividades.
De qualquer forma, estão abertas as inscrições para a oficina de escrita “álbum de memórias: autobiografia e autopublicação” com Caio Jade, Félix Perini e Laura Daviña, que acontece de forma online via Google Meets e que resultará em um livro publicado pela Editora Monstra, da Casa 1.
Além disso, toda equipe que participou desta elaboração está trabalhando para que a verba que seria utilizada nas ações presenciais sejam realocadas para outras atividades possíveis neste momento da pandemia e para que esta data tão importante da Visibilidade Trans não passe despercebida. Em breve, divulgaremos mais informações.
Agradecemos a compreensão de todas, todos e todes que apoiam a Casa 1.
Ilustração de capa: Efe Godoy