BLOG

Arquelano lança o EP “Pista”, com influências do samba, disco e house

Arquelano lançou hoje, 26 de outubro (quarta-feira), o aguardado EP “Pista”, seu segundo trabalho de estúdio, que se encontra disponível em todas as plataformas de streaming de música. 

Com influências do samba, R&B, house, soul, funk carioca e disco (gêneros musicais de origem negra), o seu novo trabalho explora poeticamente os significados semânticos da palavra pista: como caminho, dança e vestígio. Tendo a superficialidade das relações contemporâneas, solidão do corpo negro, cansaço e a maturidade para seguir em frente, como temas. O mar e a cidade de Fortaleza como cenário dessas histórias, que são atravessadas por sua vivência como jovem negro, LGBTQIA+, metropolitano e periférico.

“Pista é o que indica a existência ou a possibilidade de algo. Indício. Pessoas que passam pela nossa trajetória, passageiras. A pista é um caminho para algo. Se encontrar, desencontrar com alguém. Relacionamentos que passam tão rápido como uma noite. Caminhos que levam ao mar. Seguir correndo”, relata Arquelano.

Este trabalho vem como concretização de seu novo momento e redirecionamento de carreira. Um trabalho pop e com muito mais movimento, sem perder a sua essência experimental.

“Pista” foi produzido por Arquelano e Felipe Couto (Astronauta Marinho e Leves Passos), e conta com composições de Arquelano em colaboração de Emília Schramm (e Théo Fonseca em “Solzinho”).

Como mostra desse trabalho, o artista lançou os singles “Em Outra”, que tem um clipe dirigido por Darwin Marinho, e “Solzinho”, que ganhará seu audiovisual amanhã (27/10), gravado no Poço da Draga, em Fortaleza. Todas as canções deste novo EP terão visuais, que foram gravados em lugares distintos de Fortaleza, se utilizando do peso histórico e presente desses lugares para ampliação da mensagem da música. “Pista” é também sobre a vivência de Arquelano no território de Fortaleza. Sobre mostrar o real e também a fantasia.

Amanhã, 27 de Outubro, acontecerá o lançamento do visual de “Solzinho” às 12 horas, no canal do YouTube de Arquelano.

Tracklist EP “Pista”

1. Em Outra

2. Amor Vapor

3. Cansado

4. Bb (Interlude)

5. Come to My Place

6. Solzinho

Sobre Arquelano

Arquelano é o nome artístico do cantor, compositor, produtor musical e DJ Benjamin Arquelano. Em seu trabalho explora a música pop e eletrônica (com influências do R&B, hip hop, funk e soul) partindo da poética de sua vivência como jovem negro, LGBTQIA+, metropolitano e periférico.

Em 2019 lançou o seu primeiro EP intitulado “Ponto” (considerado um dos melhores lançamentos do ano por parte da crítica brasileira). Produzido por Arquelano, o EP foi finalizado a partir do processo de tutoria com a cantora e produtora musical Mahmundi, dentro do Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes no ano de 2018, no qual desenvolveu também o show “ainda sou ponto” (este aclamado na Semana da Música Eletrônica de São Paulo de 2019 – Centro Cultural Olido). Em 2021 lançou o “Ponto Remixes”, EP de remixes, que contou com a participação de artistas como L_cio, Saskia, Di Ferreira e outros. E em 2022, o artista se apresentou pela primeira vez no Rock in Rio.

Foto de capa: Divulgação

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Conheça as HQs de Kael Vitorelo na Biblioteca da Casa 1

Potyguara Juão Nyn, estreia no Sesc Avenida Paulista com TYBYRA

Direitos LGBT+ enfrentam reação negativa do setor de tecnologia, ma...

Peça ‘Zona Lésbica’ tem exibição gratuita no CCBB RJ

“Baby” ganha cartaz inédito e está em exibição nas sal...

Coletivo Acuenda reúne drag queens da cena paulista em espetáculo d...

Festival Transforma Música celebra a música queer brasileira com ev...

Siamese lança álbum narrando sua trajetória artística

Romance sáfico nacional traz trama enredada por debate geracional

Literatura Juvenil LGBTQIA+ por 3 autoras nacionais

Mais de 220 pessoas LGBTQIA+ foram eleitas em 2024

Nathalia Bellar lança faixa “Deixa eu Colar” evidencian...