BLOG

A live da Anitta com a Gabriela Prioli foi uma das coisas mais efetivas atualmente para educação política do país

No noite de sexta-feira, 8, Anitta convidou a amiga Gabriela Prioli, advogada, professora e comentarista da CNN Brasil, para uma live no seu perfil no Instagram para dar uma aulona sobre política. Antes de chamar Gabriela, Anitta explicou, entre outras coisas o porquê da demora em se posicionar durante as eleições presidenciais de 2018 que elegeu Jair Bolsonaro, dizendo que além de estar em um retiro espiritual não tinha conhecimento das questões políticas e acabou recorrendo à amiga, para então falar publicamente sobre o assunto.

Super sincera, Anitta disparou: “Eu achava muito chato (política), acho até hoje, mas é necessário. A gente pode não gostar, mas quem gosta acaba tomando conta pra gente”, disse contando com a ajuda da amiga na defesa:  “Quando você pressiona alguém para se posicionar sem ter certeza, você acaba afastando,” explicou Gabriela.

“Interessa para quem está no poder que política seja difícil”, afirmou ainda a especialista pedindo para que todos e todas cobrem de seus representantes que falem uma linguagem que todo mundo possa entender.

A partir dai, foi um show de informações e Anitta deu uma rica contribuição fazendo perguntas importantes e principalmente alinhadas ao do grande público que a acompanha nas redes, como por exemplo, se existem leis que valem só em um município ou estado e não em outros e também de quem são as decisões em relação ao combate ao coronavírus. Todas as questões foram respondidas de formas super didáticas pela advogada.

Por uma hora Gabriela falou sobre o que é República Federativa, explicou os Três Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), o que é acórdão e monocracia, Constituinte, ISS, Guerra Fiscal, Reforma Tributária, Veto de Lei pelo Executivo, Impeachment (que fez questão de traduzir para Impedimento) e Cálculo Político, entre outros.

Até a noite de sábado, 9, o vídeo da live foi assistida quase 2 milhões e 800 mil vezes, um número expressivo quando falamos em educação política no Brasil, que se dedica muito pouco à prática. Além disso, ao acessar o canal da amiga, Gabriela ampliou ainda mais seu alcance, em seu perfil no Instagram por exemplo, o vídeo com maior número de visualizações conta com 910 mil acessos.

Anitta prometeu, pelo menos, mais uma live, onde quer saber qual a diferença entre direita e esquerda (na perspectiva de posicionamento político) e comunismo.  Vamos ficar no aguardo.

Veja a live completa, prometo que vale a pena:

https://www.instagram.com/p/B_8lStwnVW4/

 

 

Iran Giusti é formado em Relações Públicas pela FAAP, passou por agências como TVRP e Remix Social Ideias. Como jornalista atuou no Portal iG, BuzzFeed Brasil. Atualmente é repórter no Terra Nós e diretor institucional da Casa 1

Notícias Relacionadas

Mais de 220 pessoas LGBTQIA+ foram eleitas em 2024

Foto da plenária da Câmara de Recife, tirada de cima com o púlpito no fim da sala.

Entenda o papel dos vereadores na defesa dos direitos LGBTQIA+

Projeto de Lei torna obrigatória criação de casas de acolhimento pa...

Políticos pagaram mais de cem anúncios contra crianças trans em um ano

Conheça 10 pré-candidaturas LGBTQIA+ a prefeituras nas eleições de ...

Direitos LGBTQIAPN+ sob ataque no Congresso Nacional 

Instituições fazem mapeamento de candidaturas LGBTQIAPN+ para as el...

Senado aprova texto que cria recurso de proteção para LGBTQIA+ enca...

Como surgem e se espalham os projetos de lei contra LGBTQIA+ no Brasil

Ministério destina R$ 8,5 milhões em ações para população LGBTQIA+

Paradas LGBTQIA+ viram alvo de perseguição política no Brasil

Casos de HIV cresceram 17% no Brasil, aponta boletim do Ministério ...