BLOG

Lab Empoderadas traz projetos de todo o Brasil com o tema: Mulheres Negras no Audiovisual

Voltado para o aprimoramento artístico e técnico de treze roteiros nacionais, o Lab Empoderadas reuniu um time de profissionais experientes no mercado audiovisual

O 3° Encontro Nacional Empoderadas: Mulheres Negras no Audiovisual está chegando! Junto com ele a realização da 2° Edição do Lab Empoderadas, que é uma das grandes frentes do programa, sendo um espaço de criação, aprendizado e partilha focado no desenvolvimento de projetos audiovisuais

O evento é um espaço de aceleração e imersão de propostas audiovisuais desenvolvidos por mulheres negras, indígenas, periféricas (cis e trans) e pessoas não binárias, para fortalecer novas narrativas no cenário audiovisual brasileiro. 

Sob a coordenação da roteirista Jaqueline Souza, o Lab é um espaço criativo e imersivo. 

“Planejamos consultorias sensíveis e práticas, masterclasses que unem o olhar autoral com um diálogo com o mercado, assim como pensamos em categorias que contemplem diferentes formatos reafirmando nossa força de criação em todas as frentes do audiovisual. Serão dias inspiradores para as pessoas que queiram ter a oportunidade de mergulhar em seus processos criativos!”, comenta Jaqueline Souza.

Com projetos selecionados de todo o país, São Paulo, Bahia, Alagoas, Roraima, Pernambuco, Rio de Janeiro e Ceará , o plano contempla propostas em fase de desenvolvimento de longa-metragem, curta-metragem, série e a inédita categoria de novela – pela primeira vez um laboratório voltado ao desenvolvimento do gênero no país. 

Cada exemplar proposto é representado por sua autora principal, que ativamente das irá participar de atividades programadas, em uma experiência imersiva de consultorias com um time experiente no mercado. 

O Lab contará com a mentoria de renomadas profissionais do ramo artístico de roteiro e direção, como: Carol Rodrigues, Jessica Queiroz, Mariani Ferreira e Mirtes Santana guiando as participantes desta edição. Além disso, o time de convidados conta também com Alexandre Almeida Santos, executivo da rede Globo, ministrando uma Masterclass sobre Novelas. 

O evento vai ocorrer em São Paulo (SP), de 03 a 08 de dezembro. A sede será no Centro Cultural de São Paulo (CCSP).

Seguido por Claudia Gonçalves, produtora que coordenou o Mercado de Negócios Audiovisuais para realizadores negros da MIMB, também é responsável por uma  Master – Negócios Audiovisuais: Da Criação ao Mercado, ferramentando as roteiristas e diretoras nos aspectos produtivos das suas obras. Ambas ações são gratuitas e abertas para o público em geral, com os ingressos válidos para serem retirados presencialmente e através deste link.

Para finalizar, Vinicius Mariano, roteirista e escritor, traz uma oficina única às participantes do Lab, preparando as participantes selecionades para uma apresentação de seus projetos, evento conhecido no mercado como pitching. O encerramento das atividades será com o acontecimento, onde as participantes irão apresentar o seu progresso para público e uma banca convidada, celebrando suas histórias e os trabalhos realizados ao longo do laboratório.

O Lab Empoderadas conta com o apoio da Rede Globo, Projeto Paradiso, Tertúlia Narrativa e parceria com o FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre e a Olhar Distribuição. 

Idealizado pela cineasta Renata Martins, em parceria com a jornalista Maitê Freitas e a com a cineasta Issis Valenzuela, o 3º Encontro Nacional Empoderadas é produzido pela Mahin Produções Audiovisuais, com o apoio do Centro Cultural São Paulo, São Paulo Capital da Cultura e da Prefeitura de São Paulo. O  incentivo é do Tudo Vira Cult SP,  Governo do Estado de São Paulo, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil. 

Serviço

Quando: de 03 a 08 de dezembro de 2024.

Onde: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000.

Horário: das 14h00 às 21h30.

Será necessário retirar o ingresso com 30 minutos de antecedência
Recurso de acessibilidade: Tradução em libras em todos os paineis

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Conhecendo o escritor James Baldwin em seu centenário

Matheusa Moreira inaugura residência para produção e pensamento da ...

Casa 1 e Coletivo AMEM realizam Feira de Empregabilidade LGBTQIAPN+...

Coletivo Queer lança documentário ‘Vitória Trans’ com s...

Com o tema “Aquilombar é Cura”, a Parada Preta 2024 aco...

Cinemateca Brasileira realiza mostra “Protagonismo Trans̶...

Com texto e direção de Rodrigo França, espetáculo Angu combate este...

Conheça Quinze Dias e outros 3livros representativos para ler e dep...

Premiado filme espanhol, “20.000 espécies de abelha” se...

Vencedor do Prêmio de Melhor Roteiro no Festival deCannes em 2023, ...

16 filmes e séries com personagens sapatão para ver em casa

Cinema gratuito e ao ar livre apresenta “Cartas para Além dos...