BLOG

5 Doodle do Google que celebraram a comunidade LGBT+

Quem circula nesse mundão da internet, já se deparou mais de uma vez com o Doodle do Google, uma homenagem ou celebração diária feita pela empresa no buscador.

Seguindo a página oficial do Doodle, em 1998, antes mesmo da empresa ser constituída seus fundadores, Larry e Sergey, brincaram com o logotipo da empresa para indicar que participariam do festival Burning Man, dois anos depois, em 2000, a dupla pediu para Dennis Hwang (estagiário na época) para criar um Doodle para o Dia da Bastilha, o sucesso foi tanto que Dennis foi nomeado doodler chefe do Google e os doodles começaram a aparecer com mais frequência na página inicial do Google.

Hoje existe uma equipe só para criação das homenagens e países começaram a ter celebrações mais focadas em suas datas. Selecionamos aqui cinco doodles criados para o Brasil, ou que foram publicados no mundo todo.

1. Celebração da vida de Brenda Lee | 29 de janeiro de 2019

Celebrando o dia da Visibilidade Trans de 2019, o Google decidiu homenagear a vida da ativista Brenda Lee, que em 1994 passou a cuidar de pessoas vivendo com HIV/AIDS na cidade de São Paulo, em um momento da história onde o preconceito era muito maior.

Confira aqui a página.

70º aniversário de Caio Fernando Abreu | 12 de setembro de 2018

Outra personalidade LGBT+ brasileira ilustre que ganhou homenagem foi o escritor gaucho Caio Fernando Abreu. Dono de uma obra rica e poética, Caio foi também jornalista e dramaturgo e completaria 70 anos em 2018, data em que foi celebrado pelo Google.

Veja a página completa aqui.

66º aniversário de Gilbert Baker | 02 de junho de 2017

Criador da bandeira do Arco-Íris, que celebra a diversidade, o estadunidense, Gilbert Baker ganhou uma homenagem em 2017, poucos meses antes de falecer em decorrência de um problema cardíaco. Destaque que a celebração de Gilber traz um gif da bandeira original, composta por oito cores. Este Doodle foi exibido no mundo todo.

Confira a pagina aqui.

58º aniversário de Cazuza | 04 de abril de 2016

Primeira celebridade LGBTQIAP+ brasileira a ser homenageada com um Doodle do Google, o cantor carioca Cazuza ganhou uma fofa ilustração com sua característica bandana. Em 2016, quando a celebração aconteceu, o gostosamente exagerado completaria 58 anos.

Aqui você pode ver a página completa.

100º aniversário de Alan Turing | 23 de junho de 2012

Considerado o “pai da ciência da computação”, o matemático inglês Alan Turing criou a chamada Máquina de Turing que deu origem ao computador moderno e por isso ganhou uma homenagem especial pelo seu centenário em 2012 que foi exibido nas páginas do Google do mundo todo.

Veja a página completa aqui.

Iran Giusti é formado em Relações Públicas pela FAAP, passou por agências como TVRP e Remix Social Ideias. Como jornalista atuou no Portal iG, BuzzFeed Brasil. Atualmente é repórter no Terra Nós e diretor institucional da Casa 1

Notícias Relacionadas

Nathalia Bellar lança faixa “Deixa eu Colar” evidencian...

Damas produções faz nova temporada de Senhora X, Senhorita Y em São...

Foto da plenária da Câmara de Recife, tirada de cima com o púlpito no fim da sala.

Entenda o papel dos vereadores na defesa dos direitos LGBTQIA+

Projeto de Lei torna obrigatória criação de casas de acolhimento pa...

Marco Antonio Fera lança clipe sobre as possibilidades de relações ...

Conhecendo mais sobre o movimento e os direitos LGBTI+em 3 livros

Espetáculo de dança e performance ROXA explora identidade de gênero...

Festival em Petrolina celebra a arte produzida pela comunidade LGBT...

TRUPE EM TRÂNSITO estréia na zona leste o espetáculo de rua gratuit...

Projeto “Lentes Coloridas” pesquisa perfil de profissionais LGBTQIA...

Casa 1 e Coletivo AMEM realizam Feira de Empregabilidade LGBTQIAPN+...

HQ Ciranda da Solidão é republicada e ganha edição especial