A partir da próxima semana, vamos nos conectar com o Sesc Bom Retiro, em uma série de encontros virtuais que vão promover a troca de saberes entre pessoas que orbitam a região do centro de São Paulo.
#CruzamentoDeTerritórios é o nome desse ciclo de atividades, que contará com a presença de Aretha Sadick, Bruno Novaes e Leonarda Glück.
Se você tem interesse em teatro, performance, artes visuais e (principalmente) em como a arte está ligada aos movimentos de resistência sócio-políticos, este projeto é pra você!
As vagas são limitas e as inscrições são gratuitas e vão até o dia 18/06.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
ENCENANDO A PRÓPRIA HISTÓRIA, com Leonarda Glück.
Dias 21, 22, 28, 29 e 30/6, terça, quinta e sexta, das 19h às 21h.
As pessoas inscritas nesta oficina serão instigadas a escrever ou gravar em áudio uma breve passagem que julgam importante em suas histórias pessoais e vivências e em seguida, desenvolver uma cena solo a partir da ideia sugerida.
Leonarda Glück é atriz, dramaturga, performer, curadora e diretora teatral, que trabalha na fusão entre teatro, dança, performance, literatura, música, vídeo, artes visuais e artes cibernéticas, suas relações com o corpo e as ressonâncias afetivas.
FOLHA DE ATIVIDADE, com Bruno Novaes.
Dias 23 e 24/6, segunda e quarta, das 19h às 21h.
Nos dois encontros, discutiremos a produção de conhecimento hegemônico em apostilas e livros de ciências que tratam de mudanças corporais no período da puberdade. A partir dessas conversas, cada participante criará sua própria imagem, incluindo questões específicas de sua vivência e relação com seu corpo e identidade. Os desenhos, anotações, relatos e colagens comporão uma apostila.
Bruno Novaes é artista e educador, com obras no acervo do MAR e do Museu da Diversidade Sexual de São Paulo e em exposições no CCSP, Paço das Artes, Casa do Olhar Luiz Sacilotto e Sesc SP.
#MEUCORPOQUEFALA, com Aretha Sadick.
Dias 1 e 2/7, quarta e quinta, das 19h às 21h.
A atividade parte do pressuposto de que todo corpo tem o direito de falar por si.
Por meio da apreciação de entrevistas, performances e vídeos de artistas, pensadoras e comunicadoras, vamos analisar suas performances sociais como referências na arte de se comunicar. Além disso, as participantes vão realizar exercícios práticos para reafirmarem-se como um corpo que fala para o mundo.
Aretha Sadick é multiartista, trans e negra, que ocupa lugares e discute as questões de gênero, raça e sexualidade com ênfase nas pluralidades não-normativas por meio de suas criações.
O ciclo de encontros integra o projeto “Isto não é um mapa” do Sesc Bom Retiro. O material a ser produzido será transformado em três web-documentários para as redes sociais da unidade.