BLOG

Eva Perón – um radioteatro sobre o mito

Peça de teatro se tornou projeto multimídia em tempos de pandemia e  estreou dia 25/04

“Eva Perón – um radioteatro sobre o mito” é um projeto multimídia, em formato  de peça sonora e videoarte. O roteiro é livremente inspirado na obra do artista pós vanguardista argentino Copi, uma paródia que, com alta voltagem de humor, traz à  cena as relações entre história e ficção, mito e ironia e discute as noções de verdade  nas relações de poder. A montagem em formato digital recria o mito mais importante  da história da Argentina a partir de uma perspectiva bastante profana, delirando sobre  os últimos dias de Eva Perón para fazer uma crítica às tramas políticas e a ideia de  autoverdade, tão importante de serem discutidas no Brasil de hoje. 

A versão multimídia nasce do texto teatral, que ganha uma adaptação  radiofônica e elementos de videoarte. O roteiro e a direção são assinados por Fabiano  de Freitas, conhecido no meio teatral como Dadado, artista já há 3 anos radicado em  São Paulo e que realizou projetos de radioteatro entre 2011 e 2016 nas Rádios MEC e  Nacional e, nesse período, esteve à frente da radiofonização de mais de mais de 200  peças. 

Evita tem câncer e vive seus últimos dias recusando sua morte. Num farsesco  acerto de contas final, recebe a visita de sua mãe e de um excêntrico amigo de infância  enquanto vocifera contra um silencioso Perón, sob olhar de uma cúmplice, porém  desatenta, enfermeira. A voz de Evita é interpretada por Renata Carvalho e é também uma provocação que dá um passo adiante em toda a discussão acerca da  representatividade nas artes hoje. O elenco ainda é formado por Ronaldo Serruya (ator  e dramaturgo do grupo XIX de Teatro), Diego Becker (ator bastante reconhecido no  meio da comédia), Tatiana Ribeiro (atriz e dramaturga), além da participação do  próprio diretor como a voz de Perón. A peça sonora é do músico Pedro Leal David, que  assina também a trilha de Praia dos Ossos, um dos podcasts mais ouvidos da  atualidade, e a videoarte é dos multi artistas Evee Ávila e Mauricio Bispo.  

O teatro vem experimentando múltiplas interações com o audiovisual, por  conta da necessidade do distanciamento. A peça foi toda concebida considerando a  distância entre todos os artistas envolvidos, o que demandou todo um esquema  especial de criação, ensaios e gravações que consumiram 3 meses de trabalho. A exibição acontece em parceria com a Pandêmica Coletivo Temporário de Criação, que  durante a pandemia da covid-19 tem executado uma série de eventos teatrais online  com artistas de todo o Brasil.  

No Brasil, em que a política tem sido invadida por discursos ficcionais e em que  a própria noção de verdade tem se colocado em xeque, a analogia ao mito vizinho  pode acionar também os nossos necessários espíritos críticos. 

Serviço:  

Eva Perón – um radioteatro sobre o mito 

Temporada: 25 a 30/04, às 20:00h 

Canal da Pandêmica Coletivo Temporário de Criação:  Youtube

Ficha técnica:  

Roteiro e Direção: Fabiano de Freitas (Dadado) 

Livremente inspirado na obra de Copi 

Tradução: Giovana Soar 

Elenco: 

Diego Becker ………. Ibiza 

Fabiano de Freitas ………. Perón 

Renata Carvalho ………. Evita 

Ronaldo Serruya ………. Mãe 

Tatiana Ribeiro ………. Enfermeira 

Peça sonora: 

Direção musical, sonoplastia, trilha sonora original e mixagem: Pedro Leal David Vídeo-arte: 

Direção de arte, Produção de Objetos e Fotografia: Evee Ávila e Maurício Bispo Storyboard: Maurício Bispo 

Edição: Caio Casagrande 

Peruca Eva Perón: Malonna 

Parceria de exibição: Pandêmica Coletivo Temporário de Criação 

Designer e Mídias sociais: Renata Dihl 

Produção Executiva e Administração Financeira: Camila Biondan e Humberto Caligari Produção: Aline Mohamad e Tadeu Castro 

Realização: Becker Produções 

Idealização: Fabiano de Freitas 

Foto de Capa: Evee Ávila e Maurício Bispo

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

II Mostra Transmissão Contágio leva ao palco experimentos cênicos s...

Festival Vórtice abre inscrições para artistas que trabalham com Se...

Potyguara Juão Nyn, estreia no Sesc Avenida Paulista com TYBYRA

Mostra Internacional de Teatro de São Paulo apresenta sua décima ed...

Sesc Belenzinho estreia Culpa, de Oliver Olívia: em cena sexualidad...

Núclea de PesquiZa Tranzborde reflete sobre o amor a partir das exi...

Peça ‘Zona Lésbica’ tem exibição gratuita no CCBB RJ

 Musical sobre Caio Fernando Abreu, com nova temporada em 2025, pro...

Midria estreia o espetáculo “Desamada: Uma Dramaturgia Poétic...

Matheusa Moreira inaugura residência para produção e pensamento da ...

Com elenco majoritariamente trans, grupo MEXA apresenta A Última Ce...

Elisa Riemer traz pela primeira vez a São Paulo sua mostra solo Ana...