O objetivo do guia, feito em parceria com a Casa 1 e o escritório Baptista Luz Advogados, é auxiliar pessoas que queiram realizar o procedimento de retificação de pronome e marcador de gênero em seus registros civis no Brasil, também trazendo informações claras sobre este tema para aqueles que tenham interesse em compreender melhor o assunto e sua importância. Além do passo a passo e lista de documentos necessários para o processo, o guia também apresenta perguntas e respostas para auxiliar em eventuais desafios práticos.
O procedimento de retificação foi criado há pouco tempo, o que significa que ainda existe muito desconhecimento sobre como ele deve ocorrer. Por essa razão, a pessoa interessada na retificação deve estar especialmente informada de seus direitos, entendendo o que de fato as normas exigem para a sua realização.
A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), é uma rede nacional que articula em todo o Brasil 127 instituições que desenvolvem ações para a promoção da cidadania da população de travestis e transexuais e foi fundada no ano 2000 em Porto Alegre. A cartilha pode ser acessada através desse link.
O Coletivo PoupaTrans também possui uma cartilha e passo-a-passo para facilitar e auxiliar no processo de retificação de nome e/ou gênero de pessoas trans e não-binárias nos cartórios do Estado de São Paulo através do projeto “Simplifica Trans”.