O Bolsonarismo acelerou a violência contra os trabalhadores e trabalhadoras, contra os pobres, contra os negros e, especialmente, contra as mulheres negras e pobres. Destruiu as políticas públicas inclusivas, os direitos sociais e trabalhistas e os bens públicos. Desindustrializou o país e mergulhou o Brasil na depressão econômica.
Para debater como chegamos e como saíremos deste horror, a entrevistada do Fórum Sindical, programa semanal da Revista Fórum, é a filósofa, artista visual, escritora e profesora da Paris 8, Marcia Tiburi. Tiburi é uma das críticas mais contundentes do bolsonarismo e da necropolítica fascista. Ela foi obrigada a sair do país, sob ameaça de morte da extrema direita.
Com mediação de Maria Frô, o debate contou com a participação de Liana Lins, professora constitucionalista do Direito da UFPE e vereadora do PT em Recife, Bárbara Bezerra, antropóloga e diretora do SindipetroNF, Laura Astrolabio, feminista, advogada especialista em direito público, co-criadora da Tenda das Candidatas e articuladora política do movimento Mulheres Negras Decidem.
A Tenda é uma grande parceira do Escuta Candidata. Juntas, vamos continuar a luta em combate à violência política no Brasil, que Marcia Tiburi e outras tantas já sofreram na pele ao tentar adentrar no mundo da política institucional.
Assista ao vídeo: