A Biblioteca Comunitária da Casa1 participou da formação para bibliotecas comunitárias da Rede LiteraSampa. Criada em 2010, a Rede LiteraSampa tem como princípio promover o direito humano à literatura, à memória e à valorização da diversidade cultural como essenciais ao pleno desenvolvimento das pessoas. Acreditamos que juntos e juntas, atuando em rede, poderemos incidir em políticas públicas. É assim que com a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC) composta por 11 redes de bibliotecas comunitárias espalhadas em todo o país, estamos construindo “O Brasil que lê”.
As instituições que fazem parte da rede desenvolvem atividades culturais e socioeducativas, incluindo ações de incentivo à leitura literária. As ações de promoção da leitura fortalecem, qualificam e disseminam as práticas desenvolvidas pela rede, contribuindo para o fortalecimento e a construção de políticas públicas de difusão da leitura – que é um direito e um valor cultural inestimável para a cidadania.
A Biblioteca Comunitária Caio Fernando Abreu teve início em 2017 a partir de doações recebidas do projeto “Esqueça um Livro”. Hoje, o centro conta com quase 4 mil obras, entre livros, DVDs, CDs e revistas. O acervo da biblioteca busca dar espaço e ecoar a voz de literaturas representativas e dissidentes e tem parceria com nove instituições de ensino e cultura, repassando parte das doações que recebe de acordo com a demanda.
Seguindo o ideário de portas abertas da Casa 1, os empréstimos da Caio são gratuitos e não é necessário apresentar extensa documentação para tornar-se sócio ou sócia, garantindo assim o atendimento a toda a comunidade, sem exceções.
Com a plataforma “Mapa da Leitura“, que conecta bibliotecas comunitárias de todo o país, é possível trocar experiências entre bibliotecas, se relacionar com leitores, parceiros e voluntários. A plataforma é uma realização da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias.