BLOG

Casa 1 realiza primeira Chamada Aberta do ano para a Programação Pública do espaço

Localizada no Bixiga, bairro histórico de São Paulo, a Casa 1 tem como um dos pilares de atuação facilitar o acesso, diálogo e fomento à cultura, com foco no saber realizado, construído e pensado para a população LGBTQIAPN+, considerando seus recortes, potências, princípios, dinamicidades e conflitos.

Toda a programação é pensada para ser gratuita e aberta ao público, com foco na população LGBTQIAPN+, e nessa abertura de portas, buscamos explorar as subjetividades e possibilidades de encontro de pessoas LGBTQIAPN+, pessoas em situação de vulnerabilidade, e todo o público passante, no universo da cultura, trazendo pertencimento e apropriação das potências de se explorar ofícios, artes e cultura dentro deste espaço.

Pensando em tornar o Centro Cultural um espaço ainda mais plural e colaborativo, a equipe de Educação e Cultura da Casa 1 realiza a Chamada Aberta para Programação Pública, convidando educadores e oficineires a construir a programação fixa do Galpão de março a junho de 2025.

Diferente das chamadas anteriores, nesta edição serão realizadas apenas oficinas na modalidade voluntária – sem remuneração. Essa decisão foi tomada por três motivos: 

1- Período de início de contratos com empresas para financiamento de atividades desenvolvidas em conjunto com o GT de Parcerias e Captação, especialmente de cursos profissionalizantes, haverá uma demanda maior da equipe de Educação e Cultura;

2- A demanda do GT de Programação para acompanhar as emissões de Notas Fiscais, contratos e compra de materiais acaba impedindo que outras atividades se desenvolvam. A Casa 1 trabalha com uma equipe reduzida e focar em oficinas com desdobramentos para outros eixos da instituição é um dos objetivos do GT de Educação e Cultura para esse semestre e, para isso, é preciso diminuir o número de tarefas diárias da equipe;

3- A Casa 1 é uma organização de sociedade civil que depende de doações para manter seu funcionamento. Em janeiro é comum as doações sofrerem uma baixa, impedindo uma remuneração justa para as pessoas interessadas em ministrar oficinas no espaço.

Acesse aqui o formulário de inscrição.

Leia a seguir o edital completo

Entre os dias 31 de Janeiro e 10 de Fevereiro de 2025, até às 19h, o Centro Cultural da Casa1, localizado na Rua Adoniran Barbosa, nª 151, Bela Vista, São Paulo torna público o Chamamento de Artistas Educadores para a realização de Oficinas, práticas pedagógicas, culturais e artísticas de forma voluntária, para serem realizadas de março a junho de 2025 nas estruturas da Casa1. 

As inscrições podem ser realizadas no formulário abaixo e as informações consultadas no texto a seguir.

A Casa 1

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo, que concentra seu trabalho em três frentes de atuação: a república de acolhida para pessoas LGBTQIAPN+ expulsas de casa; o Galpão Casa 1, centro cultural que conta com atividades culturais e educativas; e a Clínica Social Casa 1, que realiza atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos pontuais e terapias complementares. No total, aproximadamente 3 mil pessoas são atendidas mensalmente, em variados projetos.

Em sua frente de Educação e Cultura a Casa 1 tem como pilar facilitar o acesso, diálogo e fomento à cultura, com foco no saber realizado, construído e pensado para a população LGBTQIAPN+, considerando seus recortes, potências, princípios, dinamicidades e conflitos.

Toda a programação é pensada para ser gratuita e aberta ao público, com foco na população LGBTQIAPN+, e nessa abertura de portas, buscamos explorar as subjetividades e possibilidades de encontro de pessoas LGBTQIAPN+, pessoas em situação de vulnerabilidade, e todo o público passante, no universo da cultura, trazendo pertencimento e apropriação das potências de se explorar ofícios, artes e cultura dentro deste espaço.

O Galpão da Casa 1 fica localizado na R. Adoniran Barbosa, 151 – Bela Vista – São Paulo/SP (travessa da Av. Brigadeiro Luís Antônio). 

A Chamada Aberta

Pensando em tornar o Centro Cultural um espaço ainda mais plural e colaborativo, a equipe de Educação e Cultura da Casa 1 realiza a Chamada Aberta para Programação Pública, convidando educadores e oficineires a construir a programação fixa do Galpão de março a junho de 2025.

Diferente das chamadas anteriores, nesta edição serão realizadas apenas oficinas na modalidade voluntária – sem remuneração. Essa decisão foi tomada pelos seguintes motivos: 

  • Período de início de contratos com empresas para financiamento de atividades desenvolvidas em conjunto com o GT de Parcerias e Captação, especialmente de cursos profissionalizantes, haverá uma demanda maior da equipe de Educação e Cultura;
  • A demanda do GT de Programação para acompanhar as emissões de Notas Fiscais, contratos e compra de materiais acaba impedindo que outras atividades se desenvolvam. A Casa 1 trabalha com uma equipe reduzida e focar em oficinas com desdobramentos para outros eixos da instituição é um dos objetivos do GT de Educação e Cultura para esse semestre e, para isso, é preciso diminuir o número de tarefas diárias da equipe;
  •  A Casa 1 é uma organização de sociedade civil que depende de doações para manter seu funcionamento. Em janeiro é comum as doações sofrerem uma baixa, impedindo uma remuneração justa para as pessoas interessadas em ministrar oficinas no espaço.


A Casa 1 estimula a participação de pessoas trans, travestis, não-bináries e não brancas a  participar deste chamamento.

O Objetivo

Propor atividades socioeducativas de eixos e temáticas variadas que dialoguem com o público, serviços e estrutura da Casa 1, para que sejam realizadas semanalmente na grade de programação pública fixa do Centro Cultural da Casa 1. Ao longo deste semestre serão trazidas temáticas centrais que nortearão o Centro Cultural, a Biblioteca e a Clínica Social e que, através de eventos, oficinas, mesas e outros, fortalecerá os vínculos das frentes de atuação do espaço. Gostaríamos de formar diálogo também com as oficinas escolhidas e essas temáticas serão trazidas ao longo do semestre.

Os Formatos

Nos mais de sete anos de atuação do Centro Cultural da Casa 1, já foram explorados diversos formatos de atividades e programações culturais no espaço, das quais destacamos duas como sugestão para o recebimento de propostas para essa chamada:

Abertas 

Atividades para as quais não são necessárias inscrições, e que de forma dinâmica recebem o público a todo momento, proporcionando para as pessoas que participarem de vários encontros uma construção e desenvolvimento na temática da atividade, mas que a cada aula pode receber uma pessoa nova para iniciar as atividades.

Ex.: Temos esse formato funcionando desde 2018 para o Ateliê Aberto de Costura. No mesmo horário, o educador orienta pessoas que, por participarem do processo há alguns encontros, estão desenvolvendo modelagem para uma camiseta, ao mesmo tempo que conduz exercícios de como mexer em uma máquina de costura para uma pessoa que participa de sua primeira aula e que nunca teve contato com costura.

PS – Por mais que o formato possibilite a circulação de pessoas de forma aberta, é possível se estabelecer um número limite de vagas por ordem de chegada, por exemplo.

Formulário de Inscrição 

Atividades que tenham limitação de vagas ou número fechado de encontros, dos quais é necessário que as pessoas participantes estejam em todos os encontros para a construção e desenvolvimento na temática apresentada. Os formulários são disponibilizados no momento da divulgação e podem conter critérios e perguntas para ajudar na seleção de pessoas, caso haja maior procura do que número de vagas. 

Para essa chamada, fica a provocação da exploração de programações “Abertas” e a adequação de atividades neste formato, mas serão consideradas também as que estejam em outros formatos. 

Todas as propostas devem constar a realização de atividades presenciais no espaço Galpão da Casa 1(R. Adoniran Barbosa, 151 – Bela Vista – São Paulo/SP) ou na Biblioteca Comunitária (R. Condessa de São Joaquim, 277 – Bela Vista – São Paulo/SP).

As Datas e  a Periodicidade

Para esta chamada serão consideradas atividades que sejam realizadas com a periodicidade semanal, sempre no mesmo dia e horário da semana. A previsão de início das atividades é na semana do dia 10 de Março de 2025 e a conclusão na semana do dia 23 de Junho de 2025.. 

Para a inscrição serão considerados períodos de segunda a sábado, sendo:

Segunda à Sexta:

Tarde – das 14h às 18h  e Noite – das 19h às 22h
Exceto Sexta

Sábado – Manhã: das 10h às 13h e Tarde: das 14h às 17h 

As Entregas

As propostas de atividades devem considerar a sua realização de 2 a 3 horas. 

É necessário reservar uma carga horária para a realização de reuniões periódicas com  equipe do Educativo quando houver a necessidade, bem como apresentação de relatório mensal e planejamento que serão solicitados. 

No Relatório Mensal Simplificado, a ideia é que, durante o período mensal de realização das atividades, seja compartilhado as experiências, necessidades, público atendido, sugestões ou questões que possam ampliar a realização da atividade. 

Já no Relatório Final esperamos que seja compartilhado a experiência enquanto a prática artística pedagógica, ao público que participou das atividades e relação com a Casa1, assim como, trazendo percepções, críticas, sugestões e meio que potencialize ou norteie a proposta da Chamada Aberta. 

A Necessidade de Reposição

Por ocasião de feriados, greves e outros eventos do calendário da Casa 1, em algumas datas não será possível a realização da atividade no dia proposto. Nessas ocasiões será analisada a necessidade ou não, da reposição da aula em dia e horário a combinar de comum acordo entre o Educativo da Casa 1 e a pessoa proponente da atividade. 

Caso seja de necessidade da pessoa proponente (caso de saúde, problemas pessoais, etc.) também será analisada a necessidade ou não da reposição da aula em dia e horário a combinar.
Em todas as situações, sempre que possível, as datas canceladas devem ser avisadas com antecedência. 

Os Espaços

É importante se entender os espaços e estruturas do Centro Cultural da Casa 1 para adequar as propostas. O Galpão da Casa 1 conta com:

Salão de Atividades – No geral ficam montadas de 2 a 3 mesas com pontos de energia comportando de 10 a 15 pessoas sentadas e espaço livre para trabalhos de corpo como danças e lutas, conseguindo comportar cerca de 7 pessoas.

Sala de Aula – Sala de Aula com lousa e carteiras, comporta cerca de 15 pessoas sentadas. 

Ateliê de Beleza – Salão-Escola com espelhos, bancadas, iluminação e pontos de energia. Comporta até 8 pessoas. 

Cozinha Comunitária – Espaço equipado com pia, fornos e bancadas, comportando cerca de 15 pessoas no espaço.

Biblioteca – Espaço reduzido de circulação de público, duas mesas montáveis e espaço para 6 cadeiras. 

A Disponibilidade dos Espaços

Como algumas atividades já são realizadas nos espaços, se faz necessário o compartilhamento das disponibilidades atualmente utilizadas. Os espaços preenchidos por cor, não estão disponíveis nos dias e períodos indicados:

Os Equipamentos e os Materiais

Para se entender as possibilidades a serem exploradas nas atividades é necessário entender os equipamentos já disponíveis no espaço

Eletrônicos – televisão, projetor, caixas de som, microfones (com e sem fio), mesa de com, gravador, ring light, tripés, refletores RGB, computadores, impressoras, mouses, teclados. 

Musicais – Violão, baixo, cavaquinho, pandeiro, flauta, afoxé, pau de chuva e amplificador de som

Esportivos – Mazas de malabarismo, luvas de boxes, saco de pancada, cones, bolinhas de ping-pong, raquetes, rede de ping-pong, cesto de basquete, tapete de yoga e tatame eva. 

Costura – Máquinas de costura doméstica, tecidos, linhas, agulhas (costura manual, tricô e crochê), material de bordado (bastidores, agulhas e linhas de meada),

Cozinha – forno, fogão, bancadas, pias, torneiras equipadas com área fria e quente. 

Beleza – Salão escola estruturado com lavatório, bancada, espelho, luzes e cadeiras.

Materiais diversos – Lápis, lápis de cor, canetas, canetinhas, giz de cera, giz de lousa, papel sulfite, papel cartão, papel colorido, cartolina, cola, papel kraft, régua, folha A3, pincel, tinta guache, mesa remontável,  refiladora  e tesouras. 

Equipamentos que não estejam contemplados na lista anterior e que precisam ser adquiridos podem ser solicitados à equipe da Casa1, com antecedência, para que sejam providenciados. O valor dos materiais não deve exceder R$300, podendo ser uma compra mensal. 

A Remuneração

Conforme foi dito no início deste edital, diferente das outras chamadas abertas da Casa 1, esta edição será feita totalmente de maneira voluntária, ou seja, sem remuneração. Essa decisão se dá pelos motivos citados no tópico “A Chamada Aberta” 

O Público

O Centro Cultural da Casa 1 tem como foco a atuação com pessoas LGBTQIAPN+ e suas vivências, mas todas as programações partem da premissa de portas abertas. Todos os públicos são bem vindes. 

Existem articulações com pessoas do entorno do projeto, pessoas em situação de vulnerabilidade social, população em situação de rua, crianças e idosos, assim como pessoas que são atendidas em outras frentes do Projeto, como Serviço Social, Clínica Social e Centro de Acolhida. 

Por esse motivo, é importante pensar e abordar a temática de interseccionalidade e diálogo entre diversos públicos nas propostas de atividade. 

“O Centro Cultural da Casa 1, inaugurado em 2017, é um espaço para atividades culturais e educativas que promove além da programação visando a diversidade cultural, realizando programações formativas, atividades recorrentes gratuitas e de qualidade, estabelecido  pela política de portas abertas na qual também  atende um público amplo  do território, com diferentes perfis, desde moradoras e moradores do Centro de Acolhida, vizinhas e vizinhos, crianças, idosos e pessoas em vulnerabilidade social   que são atendidas ou não pela a Casa1. E a coletividade de pessoas participando das atividades  tem uma importância do acesso, da referência, da troca e ao diálogo, pois atravessa para um espaço de formação, da experiência do cotidiano de cada pessoa ali presente das quais questões como gênero, raça, sociedade, saúde sexual, formação cidadã e entre outros que vão surgindo e tornando uma proporção da dúvida, do acolhimento, do questionamento e do entendimento, por  exemplo, falar para uma pessoa mais de idade sobre a não binaridade, falar sobre a existência de uma travesti para uma criança e outros que vão surgindo no decorrer e desenvolvimento das atividades.” 

A Formação

Em todos os processos de realização de atividades com o público atendido pelo Casa 1, se faz necessário passar por um processo de formação e sensibilização que aborda temas, desde a concepção e atuação do projeto, a temática de comunidade LGBT+, passando por regras de voluntariado e entendimento do público que utiliza o espaço. A formação para as pessoas proponentes das atividades acontecerá no dia 26/02, quarta-feira, das 19h às 21h30 presencialmente no Galpão da Casa 1(R. Adoniran Barbosa, 151 – Bela Vista – São Paulo/SP).   A formação é obrigatória para atuação no projeto. 

O Calendário

30/01 – Lançamento da formulário de inscrição 

10/02 – Encerramento das Inscrições

12/02 a 17/02 – Contato com proponentes aprovades

26/02 – Formação Casa 1 – 19h até às 22h 

10/03 – Início das Atividades

05/07 – Encerramento das Atividades

Recorrentes – Todo Mês:

 20 – Entrega do Relatório Simplificado

As datas podem sofrer alterações de alguns dias, por conta de feriados e finais de semana. 

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas