Durante muito tempo, questões relacionadas à diversidade de gênero e sexualidade e questões de representatividade da comunidade LGBTQIAPN+, foram renegadas no cinema, e, se introduzidas, eram problematizadas por questões de representação e de perpetuação de estigmas e rótulos que marcam negativamente a história das identidades não-normativas.
O Cinema Queer nasceu como um movimento que veio para negar e quebrar esses estigmas, conquistando um território que lhe foi negado, e revolucionando, pouco a pouco, a história da representação de gays, lésbicas e outros grupos minoritários, sejam na frente ou atrás das câmeras. Filmes como “Paris is Burning” (1991), dirigido por Jennie Livingston, marcaram o início desse movimento, e hoje, o Cinema Queer continua a florescer em todo o mundo.
A mostra “Espaços Queer no Cinema” é uma parceria Centro Cultural São Paulo, Spcine e Mubi, e traz uma seleção de filmes separados em curadorias especiais como:
- Território Mubi, que traz uma seleção especial de filmes LGBTQIAPN+ em cartaz na plataforma Mubi.
- Território Retrô, com uma seleção de filmes importantes para o desenvolvimento do movimento cinematográfico Queer das décadas de 80 e 90, como Paris Is Burning, Funeral das Rosas, Caravaggio, Mala Noche, entre outros que foram especialmente importante desafiando convenções estilísticas, narrativas, de representatividade e sexualidade quando foram lançados.
- Território Presente, que trazem filmes LGBTQIAPN+ mais atuais, e consequentemente, com mais liberdade e diversos em questões como Representação e Diversidade, e que também se desdobra na mesa “Representação LGBTQIAPN+ no cinema”, que contará com os convidados Julia Katharine, Ali Prando e André Alves para discutir a questão mais a fundo.
- Território Festive, com uma seleção de filmes que trazem música e performance para discutir questões de gênero e sexualidade, e
- Território Autoral, com uma retrospectiva do diretor francês Christophe Honoré, incluindo a estreia de seu novo filme, Winter Boy.
Local: Sala Circuito Spcine – Lima Barreto no CCSP (Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo)
Ingressos podem ser retirados na bilheteria física uma hora antes da cada sessão
Confira a programação completa no site do CCSP.