BLOG

Memorial da Resistência abre inscrições para edital de Comunicação em Direitos Humanos

Museu selecionará duas propostas de conteúdos jornalísticos que discutam o papel das mulheres na luta contra a Ditadura Civil-Militar (1964-1985)

Neste dia 25 de janeiro, o Memorial da Resistência de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, abre inscrições para o edital Memórias do Presente: Comunicação em Direitos Humanos sobre o tema “Ditadura e Gênero”.

Como as mulheres lutam? Pelo que lutam? Quais são suas histórias? Presentes nas lutas operárias, na luta armada, ou em organizações feministas, mobilizando-se em clubes de mães ou atuando na busca incansável por seus parceiros e familiares desaparecidos, mulheres romperam com o papel tradicionalmente conferido a elas enquanto lutavam contra o autoritarismo da época nas mais diversas frentes de oposição.

A segunda edição do edital selecionará duas propostas jornalísticas que destaquem o papel das mulheres – cisgêneros, transexuais e travestis – na luta contra a Ditadura Civil-Militar (1964-1985), e reflitam sobre como o aparato opressor do Estado atuou contra a condição específica da mulher, as desigualdades e a violência de gênero, e seus e desdobramentos na atualidade.

Voltado a pesquisadores, jornalistas, comunicadores e coletivos jornalísticos de todo o Brasil que atuam de forma independente, o edital busca fomentar pesquisas e conteúdos jornalísticos que contribuam para a defesa dos Direitos Humanos e para a preservação das memórias sobre os períodos ditatoriais brasileiros.

Os participantes deverão enviar até o dia 8 de fevereiro uma proposta de conteúdo jornalístico, estruturada em três publicações. O resultado do edital será divulgado no dia 8 de março, e as duas propostas selecionadas serão publicadas no site e nas redes sociais do Memorial da Resistência.

Mais informações na página do Edital Memórias do Presente: Comunicação em Direitos Humanos, no site do Memorial da Resistência.

Memorial da Resistência de São Paulo

Endereço: Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia, São Paulo – SP
Horário: quarta a segunda, das 10h às 18h (fecha às terças)
Telefone: (11) 3335-5910

Foto de capa: Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP)

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Foto da plenária da Câmara de Recife, tirada de cima com o púlpito no fim da sala.

Entenda o papel dos vereadores na defesa dos direitos LGBTQIA+

Projeto de Lei torna obrigatória criação de casas de acolhimento pa...

Políticos pagaram mais de cem anúncios contra crianças trans em um ano

Memorial da Resistência promove programação especial de encerrament...

Conheça 10 pré-candidaturas LGBTQIA+ a prefeituras nas eleições de ...

Direitos LGBTQIAPN+ sob ataque no Congresso Nacional 

Instituições fazem mapeamento de candidaturas LGBTQIAPN+ para as el...

Senado aprova texto que cria recurso de proteção para LGBTQIA+ enca...

Como surgem e se espalham os projetos de lei contra LGBTQIA+ no Brasil

Ministério destina R$ 8,5 milhões em ações para população LGBTQIA+

MST realiza o 1º Encontro Nacional de Travestis e Transexuais Sem T...

MPF pede revogação de norma do CFM que recomenda cirurgia precoce e...