Idealizadora do centro cultural e quilombo urbano Aparelha Luzia, intelectual, artista e deputada estadual pelo PSOL, Erica Malunguinho anunciou, em entrevista ao veículo Alma Preta, que não é mais candidata a deputada federal e reafirmou a manutenção da disputa política cotidiana.
“As pessoas não conseguem entender, porque elas sempre olham para a política como um lugar muito distante. Para mim, a política está no cotidiano”, disse a ativista.
Eleita deputada estadual em 2018, com mais de 54 mil votos, ela realizou na Aparelha Luzia, em março deste ano, a atividade de lançamento da pré-candidatura. Mesmo com as limitações impostas pela pandemia da Covid-19, a deputada tem uma avaliação positiva da sua atuação na ALESP.
“É importante demarcar isso para falar sobre conquistas em um cenário mais inóspito para além da política institucional. Então, fomos para refazer Palmares mesmo, atravessar a mata fechada, sair da casa grande, buscar o lugar mais difícil para os inimigos chegarem e construir uma nação”.
O gabinete Mandata Quilombo, formado em sua totalidade por pessoas negras, principalmente mulheres trans e cis, aprovou e barrou projetos importante para grupos sociais marginalizados, especialmente pessoas LGBTQIA+ e pessoas em vulnerabilidade.
Leia a entrevista completa no site Alma Preta.
Foto de capa: Vinícius Martins / Alma Preta Jornalismo