BLOG

Festival Internacional de Cinema e Alimentação em Brasília aborda soberania alimentar, tradição e fome

Comer é um ato político. Saber de onde vêm e como são produzidos os alimentos em nossa mesa, respeitar a sazonalidade e ter consciência de como nossos hábitos afetam o meio ambiente são alguns dos passos que podemos dar em nome da sustentabilidade do planeta. A proposta de SLOW FILME – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA E ALIMENTAÇÃO caminha nesta direção. O festival chega à 11ª edição, entre 24 e 28 de agosto, no Cine Brasília e no Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul, exibindo filmes que propõem grandes reflexões. A programação abre com a exibição de “Os Caçadores de Trufas“, produção premiada em diversos festivais, que chega à telona pela primeira vez no Brasil e que acompanha um grupo de idosos em busca da desejada trufa branca de Alba, no Piemonte italiano. SLOW FILME tem curadoria do professor de cinema e crítico Sérgio Moriconi e a entrada é franca. O Festival conta com o patrocínio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal.

Durante cinco dias, serão exibidos 22 títulos produzidos em 13 países: Brasil, França, Espanha, Austrália, Itália, Estados Unidos, Grécia, Peru, Índia, Portugal, Turquia, Finlândia e Taiwan. São filmes como o inédito brasileiro “Antes do prato”, idealizado e realizado do Greenpeace Brasil, com direção de Carol Quintanilha, produção da Theodora Filme e apoio do Instituto Ibirapitanga. O filme vai do sul ao norte do país registrando experiências de sucesso das comunidades no combate à fome, em comunhão com a natureza. “Antes do prato” faz sua estreia nacional no festival e a exibição será seguida de debate, com as participações da professora de nutrição da UnB, Elisabetta Recine, da porta-voz do Greenpeace para Agricultura e Alimentação, Marina Lacôrte e de Rogério Dias, presidente do Instituto Brasil Orgânico.  Mediação do jornalista e coordenador das atividades paralelas do Slow Filme, Guilherme Lobão.

Outro destaque é “A receita do equilíbrio”, filme espanhol de 2020, que acompanha a rotina do chef Ricard Camarena, detentor de duas estrelas Michelin e recentemente vencedor do Prêmio Nacional de Gastronomia. A produção registra a reabertura do restaurante, depois da pandemia, e a aposta do chef numa culinária baseada na produção vegetal local.

A programação apresenta ainda o documentário espanhol inédito “Constante y El Floridita de Hemingway” recupera a figura do mixologista Constante Ribalaigua, espanhol radicado em Cuba que fazia drinques no célebre bar El Floridita e que foi apelidado pelo escritor Ernest Hemingway de “O Rei dos Daiquiris”.

SLOW FILME promove também o lançamento do livro “Da fome à fome”, organizado pelas pesquisadoras Ana Paula Bortoletto e Tereza Campello, ex-ministra do Desenvolvimento Social. A edição recupera e atualiza as análises de “Geografia da fome: o dilema brasileiro: pão ou aço”, clássico do pensamento nacional publicado há 75 anos pelo médico, geógrafo e antropólogo, Josué de Castro.

As atividades formativas, que são uma marca do SLOW FILME, acontecerão no Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul e no próprio Cine Brasília. Concebidas e coordenadas pelo professor e crítico de gastronomia Guilherme Lobão, elas serão divididas em duas linhas: oficinas e ciclo de conversas. Na primeira, sob o título OFICINAS DO GOSTO, estão quatro oficinas sobre a atividade vinícola artesanal da região, o projeto de valorização dos frutos locais e a valorização das PANCs – Plantas Alimentícias Não-Convencionais. Já os DIÁLOGOS DE CINEMA, ARTE E ALIMENTAÇÃO incluem dois debates realizados após as exibições, dentro do próprio Cine Brasília, e uma conversa online sobre o encontro da arte com a alimentação. As oficinas têm número limitado de participantes e será necessário fazer inscrição.

Ainda como parte da programação, a lateral sul do Cine Brasília acolherá uma feira de produtos gastronômicos, orgânicos e artesanais, sob a coordenação da Limonada Project.

SLOW FILME 2022 é uma realização da Objeto Sim Projetos Culturais e conta com o patrocínio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal. Apoio do Espaço Cultural Renato Russo, das Embaixadas da Itália, Espanha, França e Portugal, do IFB – Instituto Federal de Brasília, Comunidade Slow Food Guardiões do Cerrado e Festival Festa do Cinema Italiano.

O FESTIVAL

A programação da 11ª edição do SLOW FILME reforça a aposta do festival na valorização da produção local, no combate ao uso indiscriminado de defensivos agrícolas, na relevância do papel das mulheres, seja liderando cozinhas de renome ou preservando o conhecimento ancestral, e na manutenção de tradições, como os antigos armazéns, as sementes originais e até mesmo os drinques clássicos.

Veja a programação completa aqui.

SERVIÇO

11º SLOW FILME – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA E ALIMENTAÇÃO
Data: 24 a 28 de agosto de 2022
Local: Cine Brasília e Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul
Horários: ver programação
ENTRADA FRANCA (oficinas mediante inscrição, com envio de mensagem de interesse para slowfilmefestival@gmail.com)

Foto de capa: Divulgação/ Semeadoras de Vida

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Coletivo Queer lança documentário ‘Vitória Trans’ com s...

Cinemateca Brasileira realiza mostra “Protagonismo Trans̶...

Conheça Quinze Dias e outros 3livros representativos para ler e dep...

Premiado filme espanhol, “20.000 espécies de abelha” se...

Vencedor do Prêmio de Melhor Roteiro no Festival deCannes em 2023, ...

16 filmes e séries com personagens sapatão para ver em casa

Cinema gratuito e ao ar livre apresenta “Cartas para Além dos...

Museu da Língua Portuguesa exibe curtas-metragens do 31º Festival M...

Festival Transforma de cinema anuncia programação

Loucura como diagnóstico da fome? Como a insegurança alimentar afet...

Mais de 20 filmes com temática LGBTQIA+ concorrem ao Prêmio Félix, ...

“Não é a primeira vez que lutamos pelo nosso amor” estr...