BLOG

Erica Malunguinho lançará pré-candidatura à Câmara em evento com Luedji Luna e Majur

A deputada estadual de São Paulo Erica Malunguinho (PSOL) vai se lançar para a Câmara dos Deputados no pleito deste ano.

A oficialização da pré-candidatura será realizada no dia 31 deste mês, em evento que reunirá as cantoras Luedji Luna e Majur. Outros artistas, lideranças políticas e representantes de movimentos sociais estão sendo convidados para a solenidade.

“Após finalizar um ciclo e entregar à sociedade paulista aquilo que ela me confiou, que é colocar no debate público os fundamentos de gênero e de raça e uma luta voraz contra as violências em relação às minorias, vamos intensificar as lutas de outros mandatos em Brasília”, afirma a parlamentar à coluna Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

“Nós estamos em um momento histórico de uma nova redemocratização do país”, segue Malunguinho. Nesse sentido, afirma, sua ideia é levar à Câmara o que chama de “um projeto de humanidade” para todo o Brasil.

“Isso perpassa por todos os setores. Não é só a pauta dos direitos humanos, mas também o turismo, a agricultura, a restauração do Ministério da Cultura e das relações internacionais”, explica.

Primeira deputada transexual da história da Assembleia Legislativa de São Paulo, Malunguinho foi eleita com 55.223 votos nas eleições de 2018.

Ao falar sobre a disputa eleitoral de 2022, a deputada do PSOL afirma que o único pré-candidato ao Planalto apto a “restabelecer pactos de civilidade e de respeito às humanidades” é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Obviamente, esse voto de credibilidade [em Lula] está baseado em críticas e no chamamento para [que ele possa] olhar e se dedicar a temas que são fundamentais”, segue, citando questões como o racismo, o machismo e questões de segurança pública.

“Um projeto novo, que visa essa nova redemocratização, precisa se opor a isso. O chamamento que eu faço para o Lula presidente é exatamente olhar para esse lugar, que é aí onde moram as desigualdades e distopias do Brasil”, afirma a deputada estadual.

SÃO PAULO, SP

Foto de capa: Roger Monteiro

A Folhapress é a agência de notícias do Grupo Folha e comercializa e distribui diariamente fotos, textos, colunas, ilustrações e infográficos a partir do conteúdo editorial do jornal Folha de S.Paulo, do jornal Agora e de parceiros em todos os Estados do país. O serviço da Folha Press foi contratado pela Casa 1 em março de 2021 para estimular o acesso à informação de qualidade, com responsabilidade ética e jornalística e é publicado junto de conteúdos produzidos pela equipe de comunicação e outra agências de notícia independentes, igualmente qualificadas.

Notícias Relacionadas

Nathalia Bellar lança faixa “Deixa eu Colar” evidencian...

Damas produções faz nova temporada de Senhora X, Senhorita Y em São...

Foto da plenária da Câmara de Recife, tirada de cima com o púlpito no fim da sala.

Entenda o papel dos vereadores na defesa dos direitos LGBTQIA+

Projeto de Lei torna obrigatória criação de casas de acolhimento pa...

A presença de atletas trans e não-binárias nos Jogos Olímpicos de P...

Políticos pagaram mais de cem anúncios contra crianças trans em um ano

Marco Antonio Fera lança clipe sobre as possibilidades de relações ...

Conhecendo mais sobre o movimento e os direitos LGBTI+em 3 livros

Espetáculo de dança e performance ROXA explora identidade de gênero...

Festival em Petrolina celebra a arte produzida pela comunidade LGBT...

TRUPE EM TRÂNSITO estréia na zona leste o espetáculo de rua gratuit...

Orgulho da Favela; mulheres trans e travestis são maioria entre bis...