BLOG

Festival Vórtice abre inscrições para artistas que trabalham com Sexualidade e Erotismo

Trabalhos podem ser submetidos até o dia 13 de abril para a exposição coletiva no Espaço República, em São Paulo

Festival Vórtice anuncia sua quarta edição, que acontece de 31 de maio a 29 de junho no Espaço República, em São Paulo. Com o tema “Destino Manifesto: O Corpo como Território de Resistência, Liberdade e Poder”, a convocatória busca artistas que desejam ultrapassar os limites do estético, questionar estruturas de poder, representar a diversidade dos corpos e resgatar o erotismo como expressão de liberdade política e afetiva.

As inscrições, gratuitas e abertas a pessoas maiores de 18 anos de qualquer identidade de gênero, orientação sexual, nacionalidade ou etnia, estarão disponíveis até 13 de abril por meio do formulário online acessível em vorticecultural.com/galeria/festival4.

A curadoria, assinada por Leonardo Maciel e Paulo Cibella, priorizará trabalhos inéditos não expostos anteriormente e artistas que ainda não participaram de edições anteriores do evento, incentivando a originalidade e a descoberta de novos talentos. Serão valorizadas poéticas e obras que enfrentam dificuldades de acolhimento em outras exposições, especialmente aquelas de teor explícito ou frequentemente censuradas por curadores e instituições. Serão aceitas diversas linguagens artísticas, incluindo artes visuais, performance, fotografia, publicações e cinema. Dois prêmios em dinheiro serão concedidos: um para o artista mais votado pelo público e outro escolhido pela curadoria.

Sobre Leonardo Maciel
Leonardo Maciel (Maringá, 1992) é internacionalista formado pela PUC-SP, curador, artista e diretor criativo do Vórtice Cultural. Com uma visão inovadora, é especialista em experiência do usuário, combinando sua sensibilidade artística na criação de projetos que conectam a arte ao público de forma envolvente.

Sobre Paulo Cibella
Paulo Cibella (São Paulo, 1976) é jornalista, artista, curador, com ampla experiência como gestor cultural. Dedica-se à difusão da arte e ao fortalecimento de conexões entre colecionadores, artistas e instituições.

Sobre Vórtice Cultural
Fundado e liderado pelos artistas Leonardo Maciel e Paulo Cibella, atua na legitimação da arte e no fortalecimento do ecossistema cultural por meio de diversas frentes. A Comunidade Vórtice reúne mais de 100 artistas em um espaço dinâmico de troca e colaboração diária. A Biblioteca Vórtice preserva e disponibiliza um acervo de mais de 400 livros raros de arte erótica. O Vórtice Lab, braço educacional da iniciativa, já formou mais de 400 alunos em serigrafia artística. O Vórtice Viagens proporciona experiências imersivas que conectam amantes da arte às cenas culturais mais vibrantes ao redor do mundo. Por fim, o Festival Vórtice, dedicado à arte contemporânea, celebra o erotismo, a diversidade e o amor, ampliando a visibilidade e a inclusão de artistas marginais ao lado de nomes consagrados, consolidando-se como um espaço de resistência e expressão sem censura.

Serviço

4º Edição do Festival Vórtice
Inscrições: 
até 13 de abril, pelo site vorticecultural.com/galeria/festival4

Foto de capa: Divulgação

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Matheusa Moreira inaugura residência para produção e pensamento da ...

Elisa Riemer traz pela primeira vez a São Paulo sua mostra solo Ana...

Festival em Petrolina celebra a arte produzida pela comunidade LGBT...

Memorial da Resistência promove programação especial de encerrament...

Casa 1 prepara pintura icônica para Jogos Olímpicos de Paris celebr...

Museu da Diversidade Sexual será reaberto em São Paulo

POC CON chega na 4ª edição com mais de 170 artistas, Cosplay Lip Sy...

Em 2024, Masp terá programação focada na diversidade LGBTQIA+

Casa 1 realiza primeira chamada aberta do ano para educadores e ofi...

Inscrições para o projeto Plataforma Conexões 2024, do Museu da Lín...

Festival Mix Brasil tem programação gratuita no Teatro Sérgio Cardoso

CASA 1 RECEBE EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DE CÉU RAMOS,  ARTISTA INTERSEXO