A Língua Brasileira de Sinais, conhecida popularmente como Libras, é usada por milhões de brasileiros, sejam eles surdos ou ouvintes. Apesar de termos milhões de pessoas que se comunicam através da Libras no Brasil, apenas em 2002 com a Lei nº 10.436 ela foi reconhecida como uma língua oficial.
Quando divulgamos o Curso de Libras nas nossas redes sociais, não imaginamos que teria uma repercussão tão grande e ficamos muito felizes com essa procura. Aproveitando esse interesse pelo assunto, listamos alguns influencers e produções que falam sobre a comunidade surda para entender melhor sobre suas demandas, seus direitos, suas dificuldades, suas conquistas e seu cotidiano em um mundo que prioriza pessoas ouvintes.
- Leonardo Castilho
Influencer e produtor de conteúdo. Acesse aqui seu Instagram.
2. Kitana Dreams
Drag queen, surda, maquiadora, influencer e também youtuber.
3. Léo Viturinno
Criador de conteúdo e youtuber. Acesse o Instagram.
4. Rita D’Libra
Drag queen, intérprete e professora queridinha nas aulas da série “Entre Libras e Pincéis”. Acesse seu Instagram.
5. Victória Carioni
Mulher trans e influencer.
6. Ana Cuentro
Advogada da acessibilidade e criadora de conteúdo. Acesse o Instagram.
7. Jorge Rodrigues
Ativista de pessoas com deficiência e analista de redes sociais. Acesse o Instagram.
8. “Deaf u” (2020)
Um reality show norte americano que acompanha a rotina de estudantes surdos na Universidade de Gallaudet, pensada para educação de surdos e deficientes auditivos. Disponível na Netflix.
9. “O Som do Silêncio” (2020)
Indicado em seis categorias no Oscar 2021, “O Som do Silêncio” retrata a vida de um jovem baterista que descobre que está perdendo a audição. O filme fez sucesso e foi bem recebido, especialmente por não falar sobre superação e aceitação, mas por falar sobre adaptação à nova realidade. Disponível para no streaming do Youtube e na Amazon Prime.
10. “Crisálida” (2019)
A série é a primeira produção não ficção brasileira bilíngue (Libras e Português) e conta a história de quatro jovens tentando se adaptar a um mundo feito para ouvintes. A série fala como o contato com a Língua de Sinais pode ser um agente transformador na vida de pessoas com deficiência auditiva. Disponível na Netflix.
**Post publicado originalmente em 3 de maio de 2021**